sexta-feira, 24 de julho de 2009

OPERAÇÃO ANTI-PIRATARIA

Operação anti-pirataria em Taboão da Serra, GCM da base do Pìrajuçara apreendem 1200 CD e DVD
Sexta-feira, 26 de Junho de 2009
Uma nova ação contra pirataria leva a Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra, base do Pirajuçara aprendeu cerca de 1200 mídias de CD e DVD no Pirajuçara em frente as loja Paulistana, na Kizaemon Takeute. Segundo o GCM supervisor Araujo a operação vai ser continua por ser um projeto que vai deixar a cidade limpa e bem vista. A apreensão foi realizada pela GCM com apoio da policia Civil Para quem não sabe a pratica da pirataria é crime A pena pode chegar até 4 anos de prisão ou pagamento de multa variada. O que é pirataria, explico pode ser cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos direitos autorais.

GUARDA CIVIL TABOÃO DA SERRA




Guarda Municipal recebe mais investimentos
A Guarda Civil Municipal recebeu essa semana novos equipamentos para garantir mais segurança aos taboanenses. Esses investimentos fazem parte dos recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e garantiram a compra de quatro motocicletas e mais três veículos, dois gols e uma perua.
Com a chegada desses veículos, a GCM vai contar com uma frota de 34 veículos, sendo 10 motos, 17 Gols, três Unos, duas peruas, uma Ducato e uma Blazer. As quatro novas motocicletas serão utilizadas para o patrulhamento na região central, executado pela equipe da Ronda Ostensiva Municipal com Apoio de Motocicleta (Romucam).
De acordo com a Secretaria de Assuntos de Segurança, os investimentos irão garantir maior segurança para a população e o comércio geral devido a rápida locomoção. Além disso, os guardas com as motos poderão trabalhar inclusive auxiliando a Polícia Militar e a Civil.
Apenas no ano de 2008, a GCM praticamente triplicou sua frota operacional. Com isso, a Prefeitura implantou a Ronda Escolar, além de possibilitar mais agilidade no atendimento às solicitações dos munícipes.
Recursos do Pronasci
Em agosto, Taboão da Serra recebeu R$ 2 milhões do Pronasci. O programa é inédito no país e visa à prevenção e repressão à criminalidade, com ações sociais e a participação das comunidades. O valor está sendo investido na melhoria da infra-estrutura de segurança pública da cidade. A instalação das novas centrais de monitoramento e as novas bases da Guarda Civil Metropolitana são partes dos recursos investidos pela prefeitura.

VIOLÊNCIA

Guarda Civil leva tiro na cabeça em Embu das Artes
26.01.2009
Um Guarda Civil Metropolitano da cidade de São Paulo, de 29 anos, foi baleado na cabeça neste sábado, dia 24, por volta das 15h, no Jd. Independência, no Embu das Artes. Segundo testemunhas, ele tentou intervir uma briga de dois conhecidos em um supermercado. O GCM teria entrado em luta corporal com um dos agressores que sacou uma arma e atirou. A vítima foi socorrida ao Pronto Socorro do Jd. Vazame e depois transferida para o HGP do Pirajuçara, onde continua internada

ROUBO

Dois homens fogem da Clínica Maia e são presos após assalto.
A GCM prendeu em flagrante, na madrugada da última sexta-feira, dia 1 de Maio de 2009, dois assaltantes que roubaram o celular de uma mulher no Jd. Saporito. Os homens fugiram horas antes da Clínica Maia, que cuida da recuperação de viciados, onde estavam internados. Segundo a dupla, eles são do interior de São Paulo e não conhecem nada em Taboão da Serra. Eles decidiram roubar o celular da vítima para comprar drogas e comida. Nenhum deles estavam armados. Os GCMs Bruzaferro e Cristina foram os responsáveis pela prisão em flagrante.

INCÊNDIO



Vândalos tentam incendiar Central Odontológica no Pq. Pinheiros
Um ato criminoso destruiu boa parte das dependências da Central Odontológica da Prefeitura neste domingo, dia 9. Um bando invadiu o local e promoveu a destruição de parte dos aparelhos odontológicos e dos medicamentos e materiais estocados. Antes de irem embora, os bandidos atearam fogo no local, o que causou um princípio de incêndio. A polícia está investigando o caso, um inquérito já foi aberto, mas até agora não se sabe quem são os autores do crime.

Por volta das 19h do último domingo, algumas pessoas que passavam pela calçada onde funciona a unidade visualizaram a fumaça que saia de dentro de um dos consultórios e acionaram a Guarda Civil Municipal (GCM). Ao chegar ao local, para a surpresa de todos, um verdadeiro ato de vandalismo foi encontrado. Além de atearem fogo, os bandidos depredaram todo o prédio, roubaram material odontológico e deixaram inúmeras pixações.
Sala da Central Odontológica da Prefeitura: vandalismo e fogoVeja mais fotos no final da matéria
Cadeiras quebradas, armários incendiados, medicação desperdiçada, material de trabalho espalhado, furto de um aparelho de DVD, depredação contra equipamentos de informática, computadores, entre eles o que serve para registrar o ponto dos funcionários eletronicamente.
A Central Odontológica está localizada na Unidade de Saúde do Parque Pinheiros, no CSU, e atende diariamente mais mil pessoas, sendo que 40% desse público são crianças.

Ao receber a notícia do ato de vandalismo, o prefeito Dr. Evilásio Farias foi até o local por volta das 19h40 e ordenou que fosse aberto um Boletim de Ocorrência e acionasse o departamento de Polícia Cientifica, da Polícia Civil, para apurar o crime. Não está descartada nenhuma hipótese, inclusive retaliação política. Recentemente, a unidade passou por inúmeras mudanças. Medidas administrativas foram implementadas para coibir os maus funcionários que estava fazendo corpo mole no trabalho e ainda maltratando a população.

Como nem todo crime é perfeito, os criminosos acabaram deixando muitas pistas, que serão investigadas pela Polícia Cientifica. Na última segunda-feira, 10, uma equipe especializada em investigação compareceu à unidade e recolheram digitais e materiais para analise para checarem as informações. Outro ponto positivo nas investigações, é que os bandidos deixaram inscrições pichadas com os nomes "marselo" (sic), "farofa", "antonio",
"marcos", e ainda a frase "roubo no ospitou" (sic). Os agentes da Polícia Civil não quiseram dar declarações, mas admitiram a possibilidade de um crime "encomendado" devido as características e a forma como ação foi desempenhada.

Uma curiosidade que chamou a atenção dos policiais foi o fato de os bandidos terem permanecido por muito tempo no local sem terem roubado coisas de valor como computadores, impressoras e matérias odontológicos. Estima-se que os vândalos tenham ficado no local por pelo menos três horas. Na mesma segunda-feira, a prefeitura deslocou uma equipe da Frente de Trabalho Municipal para limpeza no prédio e o consultório mais atingido com o fogo, está fechado para reforma. Na terça-feira, 11, a população já passou a ser atendida normalmente.

GUARDA CIVIL EMBU DAS ARTES

GCMs de Embu levam à prisão de assassinos
A atuação da Guarda Civil Municipal de Embu foi fundamental para que os assassinos do médico Ricardo José Assi, de 58 anos, fossem presos. Na madrugada do dia 29 de fevereiro, quando os guardas efetuavam o patrulhamento de rotina, suspeitaram de um veículo com os faróis acesos, num matagal da estrada das Veredas. Ao se aproximarem do Clio, encontraram D.S.P., os gêmeos D.M.O. e D.M.O. e um adolescente de 15 anos. Após questionar os jovens, os guardas Marcelo Ramos Pereira e Marilene Sales de Farias constataram que eles eram suspeitos de um crime e os encaminharam à Delegacia de Polícia de Embu.
Ricardo José Assi foi abordado pelos bandidos em sua residência, na Chácara Aurora, em Embu. Mesmo sob forte ameaça de arma de fogo, reagiu à invasão, mas foi agarrado por dois dos infratores, sendo que um deles deu-lhe uma chave-de-braço, matando-o por asfixia. A casa da vítima foi vasculhada e diversos pertences foram roubados, como documentos pessoais, relógios, telefone celular, equipamentos de informática, aparelhos eletrônicos, instrumento musical, além do Clio, encontrado com os bandidos, e um outro veículo da marca Uno. Carlos Eduardo Miranda, irmão dos gêmeos, e mais dois adolescentes que também faziam parte da quadrilha foram detidos posteriormente.
O comandante da GCM de Embu, Dirceu Alves, elogiou o trabalho da equipe, e como reconhecimento entregará uma medalha para cada um dos profissionais que contribuíram para que os bandidos fossem presos.

CIDADE MAIS FEIA



Estabelecimentos usam postes para fazer publicidade
Chega a ser curiosa a forma como diversos estabelecimentos comerciais, prestadores de serviço e autônomos em geral usam os postes das ruas de Taboão da Serra como ferramenta de publicidade. Basta um olhar mais atento pelas ruas da cidade para observar a prática. Tem churrascarias divulgando bailes, casas de shows anunciando eventos, desentupimento de fossas, vendas em geral e até promessas de empregos com altos rendimentos.
Um fato pra lá de curioso é que apesar desse tipo de propaganda ser irregular os locais que as utilizam costumam expor endereço, telefone de contato e até pontos de referência para facilitar a chegada dos interessados. O que, pelo menos na teoria, seria uma mão na roda para punir quem deixa a cidade mais feia e com o aspecto de suja.Foto: Sandra Pereira | Portal O TaboanensePanfletos colados em semáforo na praça Nicola Vivilechio
Apesar da facilidade para se localizar os infratores a fiscalização encontra dificuldade para coibir essa prática, uma vez que a grande maioria dos panfletos é de comerciantes de outras cidades. Neste caso, a única forma de impedir esse tipo de propaganda irregular é flagar os coladores, que geralemente fazem o serviço durante a madrugada. "Já pegamos várias vezes o pessoal colando essa propaganda em postes, muros e até semáforos, mas a gente leva pra delegacia e o cara é liberado, precisamos de uma lei que puna com mais rigor", disse um GCM que pediu para não ser identificado.
O uso da propaganda irregular se repete em todas os bairros da cidade. A prática comum, além de configurar poluição visual contribui para que as ruas da cidade fiquem sujas. Outro problema é a desordem que ela gera. Apesar disso, os taboanenses têm opiniões distintas quanto ao problema. Uns consideram que é a prática é abusiva, outros defendem a sua manutenção.
Colar panfletos em pontos de ônibus, telefones públicos, postes, e qualquer outro bem público é proibido por força de uma lei municipal. No entanto, poucos têm conhecimento da legislação que é comumente descumprida. Outro fator que acaba incentivando a prática é a falta de fiscalização. Cabe ao departamento de fiscalização da prefeitura coibir a prática, mas devido a pouca quantidade de fiscais somente quando ocorrem denuncias eles costumam agir.
Quem se sentir incomodado pelo problema deve acionar o departamento de fiscalização da prefeitura por meio do telefone: 4788-5300 e informar o local específico onde a propaganda irregular está sendo veiculada.
“Acredito que existem coisas mais importantes para se preocupar do que com isso”, desabafa Alessandra Caldas, acrescentando que a propaganda ajuda na manutenção de vários negócios de pequeno porte. “Uma empresa grande pode anunciar em jornais e televisão. As pequenas têm que ser criativas e partir para a propaganda direta”, avalia.
Quem também defende a prática é o vendedor Tiago Santos. Para ele a coibição desse tipo de prática se configura como perseguição. “Não vejo como um papel colado no poste ou ponto de ônibus pode prejudicar a cidade”, pondera.
Já para o universitário Rodrigo Borges a propaganda irregular torna a cidade suja, as ruas feias e com aspecto desorganizado. Ele defende a padronização da prática em função do bem comum e avalia que dessa forma todos ganhariam. “Há situações que não dá para contestar. Se continuar dessa forma somente a cidade tem a perder”, observa.

APRRENSÃO DE MATERIAL EM VIA PÚBLICA



GCM apreende material de propaganda irregular
A Guarda Civil Municipal apreendeu no último sábado, dia 29, uma grande quantidade de cartazes que estavam sendo colados por dois jovens que colocavam a propaganda irregular em postes e muros do Jd. Monte Alegre. A apreensão aconteceu por volta das 16h na avenida José André de Moraes.

Segundo o GCM Pegurelli, uma viatura da Guarda fazia a ronda pelo local quando flagrou dois jovens colando os cartazes em postes do bairro. “Na mesma hora paramos os dois e apreendemos mais de mil cartazes”, afirmou. Os jovens que colavam a propaganda irregular foram liberados em seguida.Guardas Municipais mostram material que seria colado em postes

No dia 26 de março o Portal O Taboanense fez uma ampla matéria mostrando a grande quantidade de propagandas irregulares espalhadas pela cidade. A maioria dos moradores são contra esse tipo de ação de comerciantes que muitas vezes são de outras cidades e agem impunemente em Taboão.

De acordo com Maruzan Corado, Coordenador Executivo da Prefeitura, a fiscalização e a ação da GCM contra os coladores irá aumentar nos próximos dias. “O prefeito já determinou que esse tipo de poluição visual seja combatido com rigor absoluto”, garantiu.

Lei à vista

Em Taboão da Serra ainda não existe uma lei municipal que puna as empresas que usam o bem público, como postes, por exemplo, para a exploração de propaganda irregular. Mas essa história pode acabar se depender do vereador Olívio Nóbrega. Segundo o parlamentar um projeto de lei de sua autoria será protocolado ainda nesta semana que versa sobre o assunto.

“Hoje em dia fica muito difícil da prefeitura punir esse tipo de propaganda irregular, que além de deixar a cidade mais feia, também aumenta a poluição visual”, lembrou Olívio Nóbrega. O vereador ainda disse que o projeto de lei que está terminando de ser elaborado prevê punições para os comerciantes e autônomos que colarem cartazes em locais proibidos.

“É um absurdo o que está acontecendo em Taboão da Serra, em todos os postes vemos três, quatro e até mais cartazes colados e a maioria das vezes são comércios que ficam fora da nossa cidade”, alertou.

GUARDA CIVIL GANHA SEDE NOVA



Guarda Municipal de Taboão ganha nova sede
Numa solenidade bastante concorrida a Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão recebeu sua nova sede, na rua Elisabeta Lips, em frente à praça Nicola Vivilechio, no centro da cidade. O novo espaço permitiu uma melhor divisão dos setores da guarda. Além da nova sede, a GCM também recebeu 12 novas viaturas que serão utilizadas para reforçar a segurança dos moradores da cidade e a defesa do patrimônio público municipal. A entrega do prédio e das viaturas integra o pacote de investimentos feitos na instituição pela prefeitura da cidade.
Segundo o prefeito Evilásio Farias, nos últimos três anos o efetivo da guarda subiu de 80 membros para 200 homens e mulheres. Além disso, ele afirma que a corporação passou a receber um tratamento digno, uniformes, investimento em viaturas, treinamento, e agora, uma nova sede com capacidade física para abrigar melhor às atividades da GCM.Nova base da GCM está funcionando na região central
O prefeito destacou que o investimento na guarda foi fundamental para que a Taboão conseguisse reduzir os índices de violência registrados anteriormente. “Há pouco tempo Taboão estava entre as 10 cidades mais violentas do estado. Agora figuramos entre as 4 com menor índice de homicídios”, comemorou.
O secretário Municipal de Segurança, Salvador Grifasi, destacou em seu discurso o empenho dos integrantes da guarda e salientou que todos os seus integrantes ganham mais dignidade com a melhoria das condições de trabalho.
O prédio sede da guarda possui 1500 metros quadrados e conta com mais de 12 salas divididas em anfiteatro, salas de descanso, treinamento, refeitório, banheiros. A nova base faz parte do projeto de expansão da GCM que ampliou o efetivo para 200 soldados e adquiriu equipamentos modernos, viaturas, motocicletas e implementou a Ronda Escolar Municipal.
Uma iniciativa recente implementada pela guarda, a ronda ostensiva a pé, ajudou a reduzir o número de casos de violência na região central e em outros bairros da cidade.
O cidadão que desejar pode acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VITIMA



Acidente deixa idoso gravemente ferido na Praça Nicola Vivilechio
Um acidente na tarde deste domingo, dia 15, deixou um idoso gravemente ferido na Praça Nicola Vivilechio, no centro de Taboão da Serra. Um caminhão que fazia o retorno para pegar a rodovia Régis Bittencourt acabou subindo com a sua carroceria na calçada e atropelou o homem que esperava para atravessar na faixa de pedestre.

A roda de trás do caminhão passou por cima da perna idoso, causando fratura exposta e dilacerando parte do pé. O veículo ainda subiu na calçada e quebrou uma boca de lobo da praça. O Samu foi acionado e em menos de 10 minutos socorreu o homem que estava sem nenhum documento.Foto: Eduardo Toledo
Caminhão com pneu furado após acidente no centro de Taboão

“O senhor está meio atordoado porque ele bateu a cabeça no chão, ele não saber nem mesmo dizer o seu nome ou onde mora”, afirmou um GCM que trabalhou na ocorrência. O idoso, que aparentava ter um pouco mais de 60 anos, foi levado para o HGP com fratura exposta no pé e com ferimentos na coxa e na cabeça.

O motorista do caminhão não quis falar com a reportagem do Portal O Taboanense, mas para a GCM ele disse ter sido fechado por um ônibus que também fazia a curva e para evitar a batida precisou jogar o caminhão que acabou subindo com a carroceria na calçada. O veículo de placas IFS-2364, de Serafina Côrrea, no Rio Grande do Sul, tem as inscrições da empresa Serrafrio.

O impacto tão grande que um dos pneus do caminhão acabou estourando e o veículo ficou por mais de 30 minutos fechando o trânsito para quem vinha da avenida Dr. José Maciel e da praça Nicola Vivilechio em direção ao centro e da rodovia Régis Bittencourt. Duas viaturas da GCM, uma do trânsito e um resgate do Samu trabalharam na ocorrência.

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TETO



MTST protesta e prefeitura atende reivindicações do movimento
Depois de várias horas de mobilização na frente da prefeitura de Taboão da Serra nesta quarta-feira, os cerca de 150 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) decidiram deixar o local após as suas reivindicações terem sido atendidas.
Os manifestantes pediam o reajuste do bolsa aluguel de R$ 250,00 para R$ 300,00. Eles também exigiram que a prefeitura agilize os procedimentos para iniciar a construção de moradia popular nos terrenos desapropriados pelo governo do Estado no Jardim Salete e no parque Laguna.Foto: Divulgação
MTST em frente a prefeitura de Taboão da Serra

Os integrantes do MTST reclamam que as áreas desapropriadas pelo governo estadual estão sendo destinadas preferencialmente para famílias cadastradas pela prefeitura e inscritas em outros movimentos de moradia.

“Deixamos a prefeitura depois que todas as nossas reivindicações foram atendidas”, comemorou Guilherme Boulos, um dos dirigentes locais do movimento. Ele disse que a comissão formada pelos membros do MTST foi recebida pelos secretários Said e Salvador, que em nome do prefeito se comprometeram a atender às solicitações do movimento.

Apesar das reivindicações dos manifestantes terem sido atendidas eles lamentaram o fato de não terem sido recebidos pelo prefeito Evilásio Farias.

A manifestação foi acompanhada de perto pela Guarda Civil Municipal (GCM) e pela Polícia Militar. Os homens da GCM formaram uma fileira em frente
Os integrantes do MTST permaneceram todo o tempo gritando palavras de ordem e entoando canções que falam sobre a luta em prol da moradia popular.

Os participantes da manifestação vieram de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra. Ao longo desse ano os integrantes do MTST realizaram diversos atos na cidade. Eles também promoveram o fechamento de rodovias para pressionar o governo do Estado a desapropriar áreas em Taboão da Serra.

As constantes mobilizações do movimento culminaram no processo de desapropriação de uma vasta área em Taboão da Serra. Agora, faltam definir a quantidade de beneficiários e os critérios para a liberação dos lotes.

EVANGELICOS



Marcha para Jesus reúne mais de mil no Pirajuçara
Um dos eventos evangélicos mais importantes do país chegou a sua quarta edição em Taboão da Serra. A Marcha para Jesus aconteceu neste sábado, dia 23, no Pirajuçara, e reuniu pelo menos mil pessoas. O trecho deste ano teve algumas modificações e os fiéis andaram pela estrada Kizaemon Takeuti, seguindo pela Estrada das Olarias, até a avenida Fernando Fernandes.

Após a marcha, diversos grupos de música gospel realizaram um grande show que durou cerca de quatro horas. “Estou muito feliz, moro em Taboão e acho que o povo evangélico tem que se unir cada vez mais, esses eventos trazem a benção do Senhor Jesus para a nossa cidade”, disse Andressa, que participou da marcha.Foto: Eduardo Toledo
Concentração no Jd. Clementino, pouco antes da Marcha para Jesus

O evento foi organizado por diversas igrejas evangélicas da cidade e contou com a participação de dois trios elétricos, que tocaram hinos e músicas gospel ao vivo durante todo o trajeto.

Apesar do grande número de faixas interditadas, o trânsito na região ficou pouco congestionado. Agentes da secretaria de trânsito acompanharam a marcha desviando os veículos para ruas paralelas. A segurança foi realizada pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, nenhuma ocorrência foi registrada durante o evento.

FUTEBOL

Taboão fica só no empate com Red Bull em jogo que terminou com confusão
Jogando em casa, Taboão precisava de uma vitória para manter as chances de classificação para a próxima fase do Paulista. Apesar da forte pressão em cima do Red Bull, o jogo terminou empatado em 1 a 1 e o sonho da classificação ficou mais longe. No final da partida, os jogadores da equipe campineira foram para cima do árbitro e uma verdadeira confusão foi armada. A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal precisaram intervir para conter os ânimos.

No próximo domingo, dia 28, às 10h, Taboão enfrenta, fora de casa, o já desclassificado Mauaense. Para se classificar, a equipe taboanense vai precisar de uma vitória de goleada, além de torcer por uma combinação de resultados nas outras duas partidas. Foto: Eduardo Toledo
Apesar da pressão de Taboão, o gol só saiu no final da partida
Na última rodada o Ranchariense, já desclassificado, enfrenta o Red Bull Brasil, no estádio Moisés Lucarelli. Para Taboão, uma vitória ou empate do lanterna em cima da equipe de Campinas ajuda. Na outra partida, Taboão torce por uma vitória do Brasilis contra o Batatais. Qualquer outro resultado nesta partida elimina Taboão da competição.

Jogo quente

A partida contra o Red Bull Brasil todos sabiam que seria uma pedreira. Apesar das dificuldades encontradas em campo, Taboão foi melhor do que o time do interior durante todo o jogo, mas não conseguiu fazer prevalecer essa superioridade em gols.

Taboão criou ótimas chances e poderia ter aberto o placar ainda no primeiro tempo, após ótima jogada de Kanu que cruzou pela direita e o atacante Araújo desviou, mas o goleiro Luiz Fernando fez fez ótima defesa. Aos 23, o Red Bull quase abriu o placar. Após sobrança de falta de Maurílio, Paulo César desviou de cabeça. A bola chegou a tocar na trave. Aos 27 o lance mais polêmico da partida. Após cobrança de escanteio pela direita, o zagueiro Leandro Queixada subiu bem de cabeça, o jogador Steve tirou a bola de dentro do gol, mas o bandeirinha e o juiz mandaram o jogo seguir. O time taboanense reclamou bastante.
O segundo tempo foi mais empolgante, tanto Taboão quanto o Red Bull criaram ótimas chances de gol. Apesar do jogo movimentado tudo indicava que o jogo iria terminar em um empate de 0 a 0. Mas, após uma bobeada da zaga taboanense, o meia Luizinho entrou sozinho, driblou um zagueiro e chutou para fazer 1 a 0 Red Bull, aos 45.Foto: Eduardo Toledo
O Red Bull marcou forte, mas saiu de Taboão apenas com o empate

Apesar do gol no final da partida, Taboão foi para cima do Red Bull e em uma boa jogada de Araújo, o zagueiro Leomar acabou derrubando o atacante. Aos 48 minutos o próprio atacante bateu e empatou a partida: 1 a 1.

Confusão

Após o gol do Taboão os jogadores do Red Bull não se conformaram. Após o apito final a comissão técnica entrou em campo e o treinador Ricardo Pinto ameaçou o juiz Élcio Paschoal Borborema. Os atletas campineiros cercaram o árbitro e a Polícia Militar precisou entrar em campo para conter os jogadores.

A confusão ficou ainda maior quando dois atletas do Red Bull que estavam suspensos e assistiam a partida na arquibancada, pularam o alambrado. Seguranças do Cats impediram que os dois invadissem o campo e a confusão aumentou ainda mais. O técnico Ricardo Pinto tentou proteger os jogadores e um enorme tumulto foi armado. A Polícia Militar precisou chamar reforços para coibir os brigões

APREENSÃO DE ENTORPECENTES



GCM apreende drogas no Parque Albina
A Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra vem realizando diversas ações que estão ajudando a combater a criminalidade na cidade. Nesta semana, pelo menos três flagrantes realizados pela GCM colocaram na cadeia criminosos que agiam no município. No Pq. Albina, os guardas encontraram em uma casa, após denúncia, cocaína, maconha, crack e lança perfume.

O flagrante foi registrado como tráfico de drogas. Segundo os guardas que trabalharam na ocorrência, uma pessoa fez uma denúncia anônima, dizendo que na rua Beatriz Augusta, no Pq. Albina, existia um boca de drogas. A GCM passou pelo local e conseguiu localizar a casa onde os entorpecentes eram vendidos.

Os guardas então deram voz de prisão para G.A.C., de 19 anos, que estava sozinho no local. Na residência foram encontrados cinco papelotes com crack, 12 papelotes de cocaína, 34 gramas de maconha e 12 vidros de lança perfume. Além dos entorpecentes, a GCM também encontrou munição de pistola .40.

Mais flagrantes

Além do flagrante de venda de drogas, a GCM realizou pelo menos mais dois flagrantes. Na rua das Hortênsias, no Pq. Assunção, quatro jovens invadiram a casa de um eletricista onde iriam roubar fios elétricos que ele guardava no local. Uma viatura da GCM passava na rua e desconfiou da movimentação dos rapazes. Eles foram presos e levados para delegacia. Os fios que eles tentaram roubar está avaliado em mais de R$ 800,00.

Em outra ação da GCM, um adolescente de 15 anos foi flagrado após roubar uma loja de perfumaria, no Pq. Pinheiros. A funcionária da loja contou que o garoto em uma sacola dois perfumes da marca Adidas e saiu correndo. A Guarda foi acionada e encontrou o rapaz na avenida Laurita Ortega Mari. Ao avistar a viatura, ele jogou a sacola em um terreno baldio e começou a correr. O adolescente foi encaminhado para a Fundação Casa.

INVASÃO A SEDE DO CONSELHO TUTELAR



Bandidos invadem a sede do Conselho Tutelar
Na última sexta-feira, dia 20, bandidos invadiram a sede do Conselho Tutelar de Taboão da Serra, que funciona na avenida Dr. José Maciel, no Jd. Maria Rosa. Os assaltantes pareciam conhecer bem o local, pois entraram pelo telhado, no único local onde existem telhas. Apesar de terem tido acesso a sala de computadores, eles não roubaram nada. O prédio possui alarme que não disparou.

Segundo o presidente do Conselho Tutelar, Willian Tadeu, os bandidos tentaram invadir a sala onde estão os mais de 11 mil processos, mas não conseguiram. “Eles chegaram a entrar na sala onde estão alguns computadores, mas não roubaram nada. Nós desconfiamos que eles quisessem ter acesso aos processos”,Willian, presidente do Conselho Tutelar, mostra equipamento danificado

O que mais chamou a atenção dos conselheiros foi a ineficácia do sistema de alarme. Próximo do local usado pelos bandidos para entrar no prédio existia um sensor que não fez o alarme disparar. Já dentro do prédio, os criminosos cortaram fios e quebraram o sistema de monitoramento e a sirene que deveria ter denunciá-los.
Segundo Youssef Bem Riman, da empresa YBR, que cuida do sistema de monitoramento, o alarme não apresentou nenhum defeito e ele acredita que o alarme tenha sido acionado, por isso os marginais destruíram a central e a sirene. “Eles não teriam esse trabalho todo se o alarme não tivesse disparado”, afirma.

“Estamos pedindo para a Secretaria do Bem-Estar Social um reforço na segurança e também queremos saber da possibilidade de um GCM fazer a segurança no local, pois aqui é um patrimônio público também”, falou Willian.

A secretária Arlete Silva disse para a nossa reportagem que ficou sabendo do caso no final da tarde e que iria se reunir com o presidente do Conselho Tutelar para discutir melhorias na segurança do prédio. “O que precisar para tornar o local mais seguro vamos fazer”.

Essa é a segunda vez que o Conselho Tutelar é invadido. Em dezembro de 2005, bandidos entraram pela porta da frente e levaram todos os quatro computadores e duas impressoras do Conselho. “Na época testemunhas disseram que eles pararam uma perua na frente onde colocaram todo o material”, lembra Willian.

ARRASTÃO EM CONDOMÍNIO FECHADO

Assaltantes fazem arrastão em condomínio fechado no Jd. Monte Alegre,Taboão da Serra
Pelo menos 16 assaltantes invadiram na noite deste domingo, dia 26, um condomínio fechado que fica na rua Francisco Leitão, no Jd. Monte Alegre. Os bandidos renderam os porteiros, encapuzaram o zelador e fizeram de reféns os moradores que iam chegando. Os marginais pretendiam fazer um arrastão nas 46 casas do local, mas um morador percebeu a movimentação, chamou a Guarda Civil Municipal e frustrou a ação. Os assaltantes fugiram em três carros.

Segundo informações, os bandidos chegaram ao local por volta das 18h. Eles usavam um carro clonado, parecido com o de um morador, usando inclusive um selo de identificação do condomínio. Assim que a entrada foi liberada, dois bandidos desceram do veículo e fizeram os porteiros de refém. Outros dois carros com cerca de 15 assaltantes entraram em seguida. Foto: Juliana MartinsBandidos invadiram o local onde ficaram por quase uma hora

Já dentro do condomínio, eles invadiram a casa do zelador e o obrigaram a levar até a casa de um morador que segundo eles tinha “dólares” guardados em um cofre. Os bandidos se dividiram em quatro grupos. Assim que os moradores iam chegando ou saiam de suas casas eram rendidos e tinham suas casas invadidas. Pelo menos quatro residências foram roubadas.

Os bandidos, mesmo divididos em grupos distintos, agiam da mesma forma, ameaçavam os moradores de morte se eles não entregassem dinheiro, jóias, computadores e celulares. Depois de quase uma hora dentro do condomínio, um dos moradores percebeu a movimentação e chamou a GCM.

“Liguei para a Polícia Militar e para a Guarda Civil”, afirmou. Os bandidos perceberam que o plano deles tinha sido descoberto e eles se reuniram próximo da portaria. Levando objetos pessoais de moradores que tiveram suas casas invadidas, eles entraram nos carros e fugiram em direção desconhecida antes da chegada da GCM.

O caso foi registrado na delegacia de Taboão da Serra que abriu inquérito para apurar os autores do crime.

REUNIÃO GCM E PM

Reunião entre GCM e Polícia Militar discute soluções para segurança
Na última quarta-feira, dia 6, um encontro entre representantes da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e da Câmara Municipal serviu para discutir os principais problemas de segurança de Taboão da Serra. Além de ações em conjunto para combater a criminalidade, o Secretário de Segurança, Salvador Grisafi, apresentou o sistema de monitoramento do centro expandido através de câmeras.

Participaram do encontro o Coronel Henrique Dias, da Polícia Militar, o vereador Olívio Nóbrega, o Coronel Silas Santana, sub-comandante da GCM, além de Salvador Grisafi. “Foi uma reunião muito positiva, queremos que a PM seja mais atuante na nossa cidade e ficamos sabendo de diversas ações eu estão sendo preparadas”, afirmou o vereador.Foto: DivulgaçãoSalvador Grisafi, Olívio Nóbrega, Coronel Henrique Dias e o sub-comandante da Guarda Municipal, Silas Santana

Durante o encontro Salvador Grisafi levou o Coronel Henrique Dias até o centro de monitoramento que será inaugurado no dia 8. As câmeras servirão para ajudar na prevenção de crimes. “Vamos trabalhar em conjunto com a PM, abrimos um canal importante para aumentar segurança da população”, disse Salvador.

O Coronel Henrique Dias elogiou o sistema de segurança que está sendo implantado na cidade e disse que o trabalho em conjunto é muito importante para combater a criminalidade. “As câmeras de monitoramento são importantes, mas a Polícia Militar e a GCM precisam estar trabalhando juntas”, lembrou

MONITORAMENTO



Centro de Taboão da Serra ganha monitoramento por câmeras
Na próxima sexta-feira, dia 8, às 11 horas, a prefeitura inaugura a nova Central de Monitoramento da cidade, na sede da Guarda Civil Municipal (GCM). Ao todo serão 16 câmeras espalhadas pelo centro expandido do município, cobrindo até a divisa da cidade com o Campo Limpo, passando pelo Shopping Taboão e Parque Marabá.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Salvador Grisafi, a nova central será como a que já existe no Pirajuçara e vai auxiliar a GCM na inibição de furtos e também no monitoramento de ocorrências, inclusive no trânsito. “As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos, próximos aos comércios e locais de maior movimento, isso vai nos permitir uma ação mais rápida e eficaz”, afirma.Foto: DivulgaçãoRepresentantes da Polícia Militar visitam central de monitoramento
As imagens serão captadas pelas câmeras através de uma estação de trabalho equipada com monitores e computadores de última geração. As ocorrências são registradas e repassadas, em tempo real, às Policias Civil e Militar e a Guarda Civil Municipal. Na Central, doze guardas vão se revezar em diferentes horários. Locais como a praça do Samba no Jd. Maria Rosa e a passarela do Shopping Taboão receberão atenção especial. As principais avenidas e corredores também serão cobertos pelo monitoramento e só na praça Nicola Vivilecchio terão quatro câmeras. Além da Central de Monitoramento, na sede da GCM, funcionará também a central de operação que atende os chamados através do número 153. E ainda este mês serão entregues mais três veículos sendo duas viaturas e uma van que funcionará como base móvel. A primeira base móvel fica na praça Luiz Gonzaga, no Pirajuçara e esta nova van ficará na praça Nicola Vivilecchio, no Centro.

SEGURANÇA

O vereador Olívio Nóbrega fez duras críticas contra a Polícia Militar. Na tribuna da Câmara o parlamentar disse que a PM não está fazendo o seu trabalho em Taboão da Serra. Segundo o vereador, os moradores estão encontrando dificuldade para quando ligam para o telefone 190. “A PM em Taboão é ausente, até a central de atendimento foi transferida para Osasco”.Foto: Eduardo ToledoVereadores reunidos durante a sessão da Câmara Municipal

Olívio apresentou uma série de requerimentos pedindo esclarecimentos para o comando da Polícia Militar. O vereador apresentou ainda um voto de louvor para a GCM que segundo ele está fazendo o papel que é de responsabilidade da PM. “A Comissão Permanente de Segurança tem que convidar o comando da Polícia Militar para que eles venham dar satisfação, não só para nós vereadores, mas também para a população”.

Em seguida o vereador Arnaldinho, presidente da Comissão, disse que está marcando uma audiência pública, que irá acontecer em maio, para discutir o problema da segurança na cidade.

Já Carlos Andrade criticou a atuação de deputados estaduais, entre eles de Analice Fernandes. “Ela não mexe uma palha para aumentar o efetivo na nossa cidade”, disse. O vereador também cobrou um novo distrito policial do Governo Estadual. “A segunda delegacia da cidade não saiu do papel ainda”.

O vereador Aprígio também culpou o Governo do Estado pela precária situação da segurança na cidade. “Temos que cobrar os nossos deputados, precisamos de medidas mais eficazes”.

As críticas contra a Polícia Militar também partiram do vereador e presidente da Câmara, José Luiz Elói. “Infelizmente a PM não funciona aqui há muito tempo, se não fosse a Guarda Civil Municipal nós estaríamos desprotegidos mais ainda”.

O vereador Olívio Nóbrega voltou a usar a tribuna e disse que a Câmara precisa agir. “Não adianta tapar o sol com a peneira, temos que trazer a responsabilidade para a Casa”.

PORTE DE ARMA



Jovem armado é preso em frente ao Parque das Hortênsias
A Guarda Civil Municipal (GCM) prendeu na tarde de sexta-feira, dia 8, o jovem C.I.C., de 23 anos, que estava armado em frente ao Parque das Hortênsias. Os guardas desconfiam que ele pretendia assaltar a bilheteria, o que já aconteceu duas vezes nos últimos seis meses.

Junto com C.I.C. foi detido seu colega MFL, morador do Jd. Suína. A dupla estava próximo da entrada do Parque, sentados em uma moto Honda Twister por cerca de 40 minutos. Um morador desconfiou da atitude de ambos e chamou a GCM. A denúncia foi recebida pelo Supervisor Alonso, que imediatamente acionou seus guardas.Foto: Eduardo ToledoViatura da GCM que foi usada na operação que prendeu o jovem

A viatura dos GCMs Lima e Juliana foi até o local. Quando a dupla percebeu que seria abordada, tentou disfarçar indo tomar um refrigerante em um quiosque próximo do Parque das Hortênsias. “Eles estavam ali há muito tempo, isso chamou a nossa atenção, por isso abordamos os dois”, disse Lima.

Ao revistarem os jovens, a GCM encontrou um revólver calibre 38 dentro da cueca de C.I.C., que usava uma bermuda larga para disfarçar o volume. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia, onde o jovem foi autuado por posse de arma de fogo. A pena prevista para esse crime é de dois a quatro anos de reclusão.

O outro jovem, M.F.L., foi liberado, pois ele não portava nenhuma arma e a moto, que ele disse ser sua, estava regular, mas em nome de outra pessoa que também compareceu a delegacia e explicou que tinha vendido o veículo, mas que M.F.L. não teria feito a transferência.

ENTULHO EM VIA PÚBLICA


Entulho fecha estrada próxima ao Pq. Laguna
Os motoristas que utilizam a estrada Maria Aparecida Nicolette, que liga o Jd. Iolanda ao Pq. Laguna tiveram uma desagradável surpresa na última sexta-feira, dia 8. O entulho jogado no local fechou a via, impedindo que carros trafegassem. A prefeitura retirou a terra e o entulho jogado no local menos de duas horas depois, mas os moradores estão inconformados com a audácia dos caçambeiros. Uma semana antes, dois caminhões foram presos pela GCM no mesmo local.

Segundo um morador do Jd. Iolanda, que pediu anonimato, a terra jogada no local começou a ser depositada na estrada no dia 1º de maio. Dois caminhões despejaram no meio da estrada terra proveniente do piscinão da Sharp. “O cheiro era insuportável, além da terra tinha muito entulho e parecia que existiam produtos químicos misturado, um horror”, comentou.Foto: Juliana Martins Portal O Taboanense Estrada ficou bloqueada após ação irregular de caçambeiros

A GCM agiu rápido, assim que foi avisada do despejo irregular cercou a estrada e conseguiu prender os dois motoristas que jogaram a terra no local. Os caminhões foram apreendidos e ficaram recolhidos no pátio da prefeitura. A GCM, através dos Gcm's Camargo e Mendes aplicaram as multas previstas na legislação. o Sup. Gcm Sandro coordenou toda a operação.

A Polícia Militar também participou da operação e lavrou um Boletim de Ocorrência na Seccional de Taboão da Serra como crime ambiental. A reportagem do Portal O Taboanense tentou contato com o proprietário dos caminhões, mas ele não retornou as ligações.

Mais desrespeito

Na sexta-feira, dia 8, o abuso dos caçambeiros aumentou ainda mais. Por volta das 8h, outro caminhão despejou mais entulhos no local, desta vez fechando de vez a estrada. “A gente desconfia que foi uma retaliação dos caçambeiros pela apreensão dos caminhões, eles jogaram o entulho ali para impedir a passagem dos carros”, disse um morador.

Um motorista que passava pelo local estava revoltado. “Isso é brincadeira, estão tirando o nosso direito de ir e vir, a polícia precisa colocar esses caras atrás das grades”. A Prefeitura foi chamada para desbloquear a passagem e precisou usar um trator para tirar todo o entulho.

“Vamos aumentar a fiscalização contra esse tipo crime, quem for pego jogando entulho em local irregular irá sofrer as sanções da lei”, afirma o Coordenador Executivo Maruzan Corado.

TRIPLO HOMICIDIO


Chacina no Intercap deixa três mortos
Três pessoas foram brutalmente assassinadas na noite do último sábado, dia 9 de Maio de 2009, em um bar na rua Yuki Tiba, no Intercap. O filho de uma das vítimas, de apenas seis anos, estava junto com o pai que foi morto com um tiro na cabeça. No local, pelo menos 10 pessoas estavam bebendo na hora da tragédia. “Eles só não mataram mais porque dois revólveres falharam”, disse uma das testemunhas. A polícia está investigando o caso.

De acordo com relatos de moradores, cerca de oito homens chegaram ao bar em duas motos e um carro. Quatro deles entraram no bar e anunciaram que era um assalto. O dono do boteco, Ronei Santos da Silva, pediu calma e tirou o dinheiro do caixa. Antes de entregar a quantia, um dos bandidos deu um tiro em Manoel Alves da Silva, gesseiro de 31 anos, que estava no local com seu filho.Bar do Mancha, no Intercap, onde aconteceram os homicídios

“Depois do primeiro tiro todo mundo começou a gritar, alguns pularam no chão e eles [os assassinos] começaram a disparam para todos os lados”, disse uma pessoa que estava no local na hora da chacina. Além de Manoel, José Alves Souza, de 24 anos, e Adriano Souza Santana, de 30 anos, foram baleados e morreram na hora.

Um dos assassinos foi até o balcão onde estava o dono do bar e colocou o revólver na testa do comerciante. Ele disparou duas vezes, mas a arma falhou nas duas tentativas. Os bandidos saíram do local e subiram nas motos, fugindo do local. A Polícia Militar e a GCM's Bruzaferro,Cristina,Ademir,Gislene,Borgatto e Alessi chegaram no local minutos após do crime. Uma ambulância foi até o bar socorrer as vítimas, mas os três estavam mortos.

Na hora do crime, estavam no boteco pelo menos 11 pessoas, entre elas duas crianças. Relatos de testemunhas disseram que o Bar do Mancha, como era conhecido o local, era um local calmo, onde os vizinhos iam até lá para tomar cerveja e jogar bilhar. Manoel, o primeiro a ser atingido, morava na casa que fica em frente do bar.

As investigações do crime estão sendo feitas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela delegacia de Taboão da Serra. As três vítimas trabalhavam juntas, dois deles eram gesseiros e o outro pintor.

CRIAÇÃO DA GCM AMBIENTAL E DE TRÂNSITO

Câmara Municipal aprova a criação da GCM Ambiental e de Trânsito
A Câmara Municipal de Taboão da Serra, em votações unânimes, criou duas importantes divisões para a Guarda Civil Municipais (GCM) neste mês de maio. A primeira será destinada a cuidar apenas de casos relacionados ao meio ambiente, inclusive problemas de entulho jogados em lugar irregular. A segunda divisão criada será para orientação do trânsito.

A proposta que cria a GCM Ambiental foi apresentada pelo vereador Carlos Andrade, do PV. “Nosso município é pequeno, temos poucas áreas verdes e muitos problemas com crimes ambientais, por isso essa divisão da GCM será importante para combater esse tipo de abusos que acontecem aqui em Taboão da Serra”, afirma o autor do projeto.Foto: Eduardo ToledoCarlos Andrade: GCM Ambiental contra entulho jogado nas ruas

A principal atribuição da GCM Ambiental será a fiscalização para evitar que entulho e lixo sejam jogados em locais proibidos, em córregos e até mesmo em vias públicas, impedindo a passagem de veículos como aconteceu recentemente na estrada Maria Aparecida Nicoletti, no Pq. Laguna.

Pela proposta que foi aprovada na Câmara Municipal, essa divisão da GCM terá veículos e guardas deslocados especialmente para atender apenas esse tipo de ocorrência. As viaturas terão uma cor diferente, provavelmente verde, e inscrições nas portas e no capô sinalizando “GCM Ambiental”.

Trânsito

A segunda divisão criada dentro da Guarda Municipal se refere ao trânsito. De autoria do vereador Olívio Nóbrega, o projeto prevê mais autonomia dos GCMs na fiscalização do trânsito. “É notório que o fluxo de carros na nossa cidade está crescendo muito, temos que prever com antecedência esse crescimento e preparar a Guarda para atuar também nesse tipo de situação”.

LEI DO SILÊNCIO




Prefeitura intensifica blitz em bares e restaurantes de Taboão da Serra
Uma blitz envolvendo a GCM – Guarda Civil Municipal, o Conselho Tutelar, os Departamentos de Fiscalização e Trânsito de Taboão da Serra e a Policia Militar fecharam bares, salões de bailes e restaurantes na noite de sexta-feira, dia 15, fazendo valer a Lei do Silêncio instalada no município. A lei diz que os estabelecimentos podem ficar abertos até às 23 horas e somente aqueles com autorização especial, no caso de restaurantes, podem funcionar depois do horário. O objetivo da blitz foi fiscalizar todos os estabelecimentos irregulares da cidade, fazer valer o comprimento da Lei do Silêncio e inibir e proibir a presença de menores dentro desses estabelecimentos. “Já realizamos essa operação numa outra oportunidade e a intenção é torná-las permanente. Com isso vamos acabar com o abuso excessivo dos bares em permanecer abertos após as 23 horas”, comentou o secretário de Segurança Salvador Grisaffi.Foto: DivulgaçãoRestaurante no Pirajuçara foi um dos estabelecimentos vistoriados

No final da operação foram realizadas 70 abordagens com a apreensão de drogas e máquinas de caça níquel. Sete suspeitos conduzidos a delegacia, três adolescentes encaminhados ao Conselho Tutelar e quatro bares, dois no Jd. Maria Rosa, um no Pq. Laguna e outro no Leme, notificados por documentação irregular e por funcionar após o horário estupulado.

De acordo com o Departamento de Fiscalização, o comerciante que precise regularizar seu estabelecimento ou tenha alguma dúvida sobre sua licença de funcionamento, pode obter informações através do telefone 4788-5673.

Para registrar reclamação de bares que estejam em desacordo com a lei ou com barulho em excesso, basta entrar em contato com a Ouvidoria através do telefone 4788-5337 ou 4788-5460, das 08 às 17 horas. Fora desse horário, a Guarda Municipal recebe denúncias através dos telefones 153 e 4786-2852

DIMINUIÇÃO DE HOMICÍDIOS

Homicídios diminuem 50% no primeiro trimestre em Taboão da Serra
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou as estatísticas policiais relativas ao primeiro trimestre. As ocorrências registradas em Taboão da Serra mostram uma queda no número de homicídios de 50% comparadas com o mesmo período do ano passado. Em 2008, nos três primeiros meses do ano, seis pessoas foram assassinadas na cidade. Agora, em 2009, o número de crimes caiu para três. No ano retrasado os homicídios, de janeiro a março, foram oito.

Segundo policiais ouvidos pela reportagem do Portal O Taboanense, essa queda do número de homicídios foi causada por ações mais efetivas da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal e da Polícia Civil, que solucionando diversos casos de homicídio ocorridos no ano passado.Foto: Eduardo ToledoTaboão da Serra: índice de homicídios cai no começo do ano

Nos últimos anos Taboão da Serra vem registrando uma queda acentuada no número de homicídios. Em 2001, o ano mais violento, foram registrados na cidade 125 assassinatos, uma taxa de 61,82 homicídios por 100 mil habitantes. De lá pra cá, os números vêm caindo a cada ano.

Em 2002 foram registrados 104 homicídios e no ano seguinte 85. Em 2004 a queda foi maior do que 100%, chegando a 37 assassinatos. Em 2005 um pequeno crescimento, passando para 44 homicídios. Em 2006 voltou a cair: 25.

Já em 2007 foi registrado o menos índice desde que o levantamento começou a ser feito pela Secretaria de Segurança Pública: 22 durante todo ano, menos de 10 homicídios por 100 mil habitantes, marca considerada pela Organização Mundial de Saúde como boa. Apenas três municípios da grande São Paulo atingiram essa média.

No ano passado o número disparou, subiu para 38 homicídios e preocupou autoridades e a população. A prefeitura passou a investir em ações sociais, visando aumentar a rede de proteção. “A violência não se combate com repressão, mas com prevenção e ações que melhoram a vida dos moradores”, salientou o prefeito Evilásio na inauguração da Central de Monitoramento no início do mês.

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VITIMA


Motorista perde direção e acaba no meio da praça Nicola Vivilechio

Um acidente inusitado na manhã desta quinta-feira, dia 29, parou o trânsito na região central de Taboão da Serra. Um motorista que fazia o contorno na praça Nicola Vivilechio, em frente aos Correios, perdeu a direção de seu Uno Mille e acabou dentro do canteiro. Segundo a GCM o homem foi socorrido sem ferimentos graves ao PS da Antena.

De acordo com testemunhas ouvidas pela nossa reportagem, o motorista do Uno saiu da rodovia Régis Bittencourt em alta velocidade. “Ele não estava correndo tanto, mas estava mais rápido do que o normal”, disse um homem que estava em uma financeira, próximo do acidente.Foto: Eduardo ToledoMotorista invadiu a praça Niocola Vivilechio, ninguém ficou ferido

O motorista perdeu a direção durante a curva e o carro acabou subindo na calçada, varou um canteiro e só parou quando bateu em um banco de cimento da praça. o GCM J. Oliveira afirmou que o motorista havia dito que os freios não funcionaram. “Ninguém sabe se ele passou mal no volante”.

Após o acidente a Polícia Militar oi até o local onde constatou que o motorista dirigia com a carteira vencida. A unidade de resgate da OHL levou a vítima para o PS da Antena onde ele ficou em observação. A GCM elaborou um Boletim de Ocorrência de dano ao patrimônio. Trabalharam na operação os guardas J. Oliveira e Rogério.
Muitos motoristas que passavam pelo local diminuíam a velocidade para ver a cena e com isso o trânsito começou a ficar complicado.

LEI DO SILÊNCIO

Bares e restaurantes estão na mira da Lei do Silêncio em Taboão da Serra
A GCM - Guarda Civil Municipal com o apoio do Conselho Tutelar, dos Departamentos de Fiscalização e Trânsito de Taboão da Serra e das Polícias Militar e Civil vem realizando constantes blitz na cidade para fazer com que a Lei do Silêncio seja respeitada pelos bares, restaurantes e casas de shows. A lei diz que os estabelecimentos podem ficar abertos até às 23h e somente aqueles com autorização especial, no caso de restaurantes, podem funcionar depois do horário.

“Quem não se adequar a Lei do Silêncio terá o seu estabelecimento fechado pela prefeitura. Não podemos mais deixar que o barulho e a desordem predominem na cidade. Isso vai acabar porque cada morador precisa ser o fiscal do seu bairro e denunciar esses abusos”, afirmou o prefeito Evilásio Farias.

De acordo com a GCM desde o início da operação foram notificados e fechados mais de 160 estabelecimentos, além da apreensão de entorpecentes e usuários de drogas, máquinas de caça níqueis, menores infratores e adolescentes encaminhados ao Conselho Tutelar por estarem dentro de bares e restaurantes. “Vamos declarar guerra a todos esses estabelecimentos que não cumprem a Lei do Silêncio para manter a ordem na cidade. Aquele que não cumprir a lei será notificado e fechado”, disse o secretário de Segurança Salvador Grisaffi.

Para o presidente do Conselho Tutelar, Willian Tadeu Costa da Silva, o apoio do conselho nessas ações é muito importante. “Quando pegamos um menor dentro do bar orientamos o dono que ele é o primeiro a responder por aquele ato, o que vem diminuindo a presença dos adolescentes dentro dos estabelecimentos. Depois tem todo um trabalho com a família porque eles são os responsáveis diretos pelos seus filhos”, comentou o presidente.

Serviço

De acordo com o Departamento de Fiscalização, o comerciante que precisa regularizar seu estabelecimento ou tem alguma duvida sobre sua licença de funcionamento, pode obter informações através do telefone 4788-5673.

Para registrar reclamação de bares que estejam em desacordo com a lei ou com barulho em excesso, basta entrar em contato com a Ouvidoria através do telefone 4788-5337 ou 4788-5460, das 08h às 17 horas. Fora desse horário, a Guarda Municipal recebe denúncias através do telefone 153.

ESTUPRADOR


Sétima vítima reconhece estuprador no Embu
A Polícia Civil de Embu das Artes informou nesta sexta-feira, dia 26, que Edmilson Camilo dos Santos, 39 anos, preso há 15 dias foi reconhecido pela sétima vítima. O acusado é suspeito de cometer uma série de estupros na região. Ele, inclusive, pode ter cometido crimes em Taboão da Serra e Itapecerica. “Muitas mulheres acabam não fazendo o boletim de ocorrência por vergonha ou medo, mas é importante que as vítimas venham até a delegacia fazer o reconhecimento através de foto”, disse José Messias Pignataro, chefe dos investigadores.

O acusado tem uma vasta ficha criminal. Ele ficou preso por 18 anos, condenado na época por nove estupros, assaltos e um homicídio. Depois de cumprir sua pena, ele foi solto em 2007, mesmo período em que uma onda de estupros começou a assolar a região. “Não sabemos se ele é responsável por mais crimes, por isso pedimos que se alguém o reconhecer que venha até a delegacia”.Edmilson passou 18 anos na cadeia, condenado por 9 estupros. Depois de solto, está sendo acusado de ter cometido outros 7
Edmilson foi preso após uma suposta briga no Jd. Santa Clara. Ele estava sendo espancado por cerca de seis homens, quando a GCM do Embu impediu que ele fosse linchado. Muito ferido, ele foi levado ao hospital, mas se recusou a dizer seu nome e onde morava. “Ele dizia que foi espancado por que foi assaltado e não tinha dinheiro”, lembra Messias. Mas a polícia suspeita que ele teria tentado estuprar outra mulher e populares tentaram linchá-lo.

Após o acusado ser levado para delegacia, os policiais civis Eduardo e Rosana, que investigavam um caso de estupro ocorrido um dia antes, onde duas jovens haviam sido violentadas por um homem com as mesmas características de Edmilson, resolveram interrogá-lo. Ele afirmou que não sabia de nada, mas os policiais chamaram as vítimas, uma de 17 e outra de 20 anos, e ambas reconheceram o estuprador.

A Polícia Civil começou a chamar outras vítimas de estupro na cidade e ele foi reconhecido por mais quatro mulheres, totalizando seis casos ao todo. Nesta semana, policiais começaram a cruzar dados de ocorrências semelhantes registradas em outras delegacias e uma vítima de Cotia também o reconheceu, completando, até agora, sete casos.

Edmilson é casado, tem um filho de três meses e trabalhava como ajudante de pedreiro. Morador de Caucaia, em Cotia, ele conhecia bem a região e pode ter cometido outros crimes. “Mais uma vez eu peço, se alguma mulher reconhecer esse homem, mesmo que não tenha feito a ocorrência na época, venha fazer o reconhecimento dele”, insiste Messias.

TENTATIVA DE FURTO

GCM detém procurado da justiça que tentava furtar picanha
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra deteve na manhã da última terça-feira, o tatuador Fernando Martinez Lino, de 27 anos, quando tentava furtar duas peças de carne, em um hipermercado na Rua do Tesouro, região central da cidade.
O homem foi preso em flagrante após o vigilante Robson de Souza Silva ter surpreendido o infrator, quando ele tentava esconder na calça as peças de carne, avaliadas em R$ 40,00. O funcionário acionou então os Sup.Gcm Ribamar e Gcm Neves, que faziam ronda pelo local.
Em revista, os GCM’s encontraram ainda uma prancha para alisamento de cabelos. O detido confessou que havia furtado o utensílio numa casa de material de construção, localizada na Avenida Francisco Morato, em São Paulo.
A informação foi confirmada mais tarde pela funcionária do estabelecimento, a líder de equipe Gisele Aparecida da Costa, 25, no 1º DP em Taboão da Serra, para onde o detido fora encaminhado, juntamente com o material apreendido. Segundo Gisele, a prancha está avaliada em R$ 56,00.
Em pesquisa à Divisão de Vigilância e CapturA (DVC), banco de dados da polícia com os antecedentes criminais daqueles que tiveram problemas com a justiça, constatou-se que o detido era procurado pela justiça, em processo emitido pela 1ª Vara Criminal de São Paulo. Fernando Martinez foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Itapecerica da Serra.

ROUBO DE AUTO

GCM prende assaltante de carro em flagrante no Jd. Maria Luiza
Em mais uma ação rápida, a Guarda Civil Municipal impediu na noite desta terça-feira, dia 5 de Maio de 2009, o roubo de um veículo Peugeot, no Jd. Maria Luiza. Os GCMs Borgatto e Alessi, que patrulhavam a área, escutaram gritos e foram até o local onde foram informados pela proprietária que um homem armado tinha levado seu carro. Após perseguição, o jovem B.S.S., de 19 anos, foi preso em flagrante.

Segundo a proprietária do veículo ela foi abordada por dois homens, um deles armados, que estavam em um Palio próximo de sua residência, no Jd. Maria Luiza. Assim que ela encostou o carro para guardá-lo na garagem, um dos homens a abordou dizendo que era um assalto. Desesperada, a mulher saiu do Peugeot e começou a gritar.

O bandido que estava armado entrou no Palio e seu comparsa assumiu a direção do veículo roubado. A viatura 117 da GCM fazia ronda na rua 19 de fevereiro. Os guardas municipais ouviram os gritos e foram até o local. Logo em seguida começou uma perseguição pelas ruas estreitas do bairro.

Poucos minutos depois, o bandido que dirigia o Peugeot foi obrigado a diminuir a velocidade, pois um carro estava trancando a rua Joana Vera Maldonado. Os GCMs Borgatto e Alessi desceram da viatura e deram voz de prisão para o rapaz que não reagiu.

De acordo com o supervisor Borgato, o bandido preso em flagrante não estava armado. “Quem estava com o revólver era o seu comparsa que conseguiu fugir no Palio, temos duas equipes procurando o outro assaltante”, afirmou. Somente nos três primeiros meses do ano, foram registrados 301 roubos e furtos de veículos em Taboão da Serra.

O proprietário do veículo roubado, Jair, disse que os bandidos só levaram o carro que estava sem seguro. “Ainda bem que a GCM agiu rápido, a minha mulher disse que eles foram verdadeiros anjos da guarda e eu concordo plenamente. Eles agiram rápido e foram muito profissionais”, disse.