quarta-feira, 18 de setembro de 2013

APOSENTADORIA ESPECIAL DA GCM TABOÃO DA SERRA

Câmara de Taboão da Serra aprova aposentadoria especial para a GCM

Atualizado em: 18/09/2013 | Sandra Pereira
gcm450_1
Sandra PereiraGuardas Civis comemoraram a votação que lhes garante o direito a aposentadoria especial
A Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra está em festa após a Câmara aprovar na sessão desta terça-feira, 17,  o projeto de lei 17/2013, que dispõe sobre a aposentadoria especial para a guarda. A Lei possibilita o aproveitamento dos anos trabalhados anteriormente pelos guardas em outras funções. A partir da aprovação os GCMs do sexo masculino que tiverem 30 anos trabalhado e as mulheres com 25 anos trabalhados podem reivindicar o direito a aposentadoria especial. A sessão foi considerada histórica e a aprovação foi amplamente comemorada. 
 Na mesma sessão, que se estendeu até a madruga em decorrência dos discursos elogiosos aos GCMs, os vereadores aprovaram também o projeto que altera alíquota de repasse ao Taboão Prev. Eles votaram ainda o projeto que prevê concessão de alvarás para comércios, que estava trancando a pauta há várias semanas. Os vereadores temiam que a aprovação beneficiasse grandes investidores, entre os quais o ex-vereador Aprígio e por isso não havia consenso na votação. 
“Taboão da Serra foi pioneira nessa solicitação de aposentadoria especial para a guarda. Em 2012 o vereador Olívio fez uma proposta de alteração à lei Orgânica, que agora foi regulamentada pelo nosso prefeito e passa a vigorar”, explicou o presidente da Câmara, Eduardo Nóbrega. “A guarda conquistou sucesso e respeito nesses 23 anos pela sua ação comunitária”, avaliou. 
A sessão foi uma das mais longas do ano e contou com a participação do secretário de Segurança, Gerson Brito, do comandante da GCM Leonel Vieira, do secretário de Planejamento Olívio Nóbrega, o de Governo Pastor Cândido e  vários guardas. Um a um os vereadores se esmeraram em lembrar as conquistas da guarda nos 23 anos de vida da corporação.  
“A GCM foi uma das principais conquistas do ex-prefeito Armando Andrade. O primeiro comandante foi o Jayro Léo”, lembrou o vereador Professor Moreira. 
Marcos Paulo contou que ainda era criança quando as primeiras viaturas da GCM começaram a circular provocando um misto de curiosidade e desconfiança que ao longo dos anos foi substituída pela credibilidade obtida nos 23 anos de trabalho. “A GCM hoje é admirada até pelos órgãos de segurança pública”, sintetizou. 
O vereador Ronaldo Onishi recordou os 17 GCMs que perderam suas vidas no exercício de suas funções. Destacou o amor que eles demonstram pela corporação e a cidade. Também ressaltou a satisfação de participar da sessão histórica para a corporação que segundo ele “orgulha aos moradores de Taboão”.  
Quem também não poupou elogios a guarda e ao prefeito Fernando Fernandes por enviar o projeto à Casa foram os vereadores Cido, Érica da Enfermagem, Joice Silva, Marco Porta e Carlinhos do Leme.
“Não se faz segurança pública sem olhar para GCM. O que estamos fazendo agora é resgatar o orgulho da guarda anteriormente envergonhada por escândalos como o do monitoramento eletrônico. Dentro de 30 dias vamos inaugurar a nova central com câmeras de 360 graus”, afirmou o secretário Gerson Brito. Ele comemorou a redução de 54% nos índices de homicídio em Taboão e atribuiu o resultado positivo a atuação da GCM que ele classificou como sendo a melhor do País.