quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

ESTUPRO


Surto psicótico de mulher leva médicos a desconfiarem de estupro cometido pelo pai dela em Itapecerica

Atualizado em: 4/02/2013 | Karen Santiago
gcm
Karen SantiagoGuardas do Rom foram chamados para a ocorrência e levaram acusado para a Delegacia
Um surto psicótico de uma mulher de 30 anos pode estar aliado a um estupro consumado de seu próprio pai em Itapecerica da Serra. Ela foi levada ao Centro Médico onde uma ginecologista constatou uma suspeita de violência sexual, na última quinta (30), mas o Hospital Geral da cidade não teve o mesmo entendimento. A vítima tem problemas psiquiátricos.

O estupro teria acontecido na rua Carlos Domingos Tântico, centro da cidade, onde eles moram. Assim que chegou ao Centro Médico, os doutores teriam desconfiado da proteção excessiva que o pai tinha por ela e também do retorno dela em menos de três meses ao médico e decidiram fazer um exame específico nela.

Guardas Civis municipais foram chamados ao local, por uma assistente social e levaram o acusado Manoel Lima de Oliveira, 56 anos para a Delegacia. Diante das autoridades ele negou que tenha estuprado sua própria filha e ela, devido aos problemas psiquiátricos não soube explicar o que de fato tinha acontecido. 

A vítima foi submetida a outro exame, mas agora no Hospital Pérola Byton. Ela ficou aos cuidados da mãe, já Oliveira esta sendo averiguado pela polícia por estupro de vulnerável. A mãe da vítima foi orientada também a ir até o Fórum da cidade para comunicar à justiça o que de fato aconteceu.

Participaram da ocorrência Gcm Cândido e Gcm Avelino do Rom (Rondas Ostensivas por Motocicletas).

CONSEG MONTE ALEGRE


Conseg Monte Alegre discute roubos a residências e som alto no Intercap em Taboão

Atualizado em: 5/02/2013 | Karen Santiago
conseg
Autoridades escutam reclamações de moradores e falam sobre segurança
Os roubos a residências do Intercap e o barulho excessivo nas madrugadas de sexta e noites de sábado e domingo, oriundos de um campo de futebol, onde são realizados bailes funk foram um dos assuntos mais reportados pelos moradores do bairro na reunião do Conseg Monte Alegre, realizada na última quinta-feira (31), na escola Estadual Professor Alípio de Oliveira e Silva em Taboão da Serra.

Jornal na Net já havia relatado o sofrimento desses moradores em matéria divulgada dia 20 de janeiro. Na ocasião, a reportagem trazia em seu conteúdo que eles [os moradores] já haviam registrado diversos Boletins de Ocorrência, sobre os roubos e furtos constantes no bairro e até indicado o endereço e características de um dos acusados, mas a polícia não o havia prendido – relembre aqui.

“Só consigo dormir porque tomo remédio”, afirmou uma moradora. “E eu, porque durmo com fone de ouvido”, completou uma outra moradora do bairro. Elas reclamaram também da falta de policiamento no bairro e observaram: “já chamamos diversas vezes a guarda municipal, mas informam sempre que não tem viatura, mas a PM foi”.

Além de clamarem por segurança nas ruas, eles questionaram a Lei do Silêncio, uma vez que segundo os moradores, muitos jovens de diversos bairros se reúnem em um campo em frente ao Shopping Taboão e fazem diversos bailes de sexta a domingo e excedem o horário das 22h e ainda afirmaram que menores de idade consomem tranquilamente entorpecentes e bebidas alcoólicas nestes bailes. 

Os moradores também pediram a retirada de uma placa da obra de canalização do córrego, localizada na Avenida São Paulo. “Essa placa atrapalha a visão dos moradores e os criminosos utilizam dela para se esconderem e assaltarem”, frisaram. O vereador Cido se comprometeu a protocolar um documento na Casa de Leis para a retirada da placa.

O inspetor da Guarda Municipal, Ribamar disse que a corporação conta atualmente com sete equipes e sete viaturas, afirmou que o efetivo não dá conta da demanda de chamados, salientou que foram mais de 150 ocorrências policiais desde o início do ano e mais de 150 sociais. E salientou: “Estamos começando uma nova administração com perspectivas de melhora, aumento de viaturas e efetivo de 45 guardas”, disse.

De acordo com o comandante da corporação Leonel os guardas já foram aprovados no concurso anterior e devem ser chamados. A guarda conta com 175 guardas, o número ideal de GCMs seria 300. 

Em relação às viaturas, ele disse que estão sendo licitadas 15 (cinco carros que serão utilizados para o Romu, 8 pequenas de patrulhamento e quatro motos). A reportagem apurou que o conserto será feito por comerciantes locais, sem custo da prefeitura, feito conseguido pelo vice-prefeito Laércio Lopes. Até quarta, Leonel disse acreditar que estarão nas ruas. “As cinco viaturas que estão quebradas, mas a base móvel estarão disponíveis daqui 15 dias”, frisou.

Sobre a lei do silêncio, o subcomandante afirmou que a cidade já recebeu dois decibelímetros (que mede a freqüência e intensidade dos sons). 

Nova delegacia e viaturas da PM

O delegado Ivan disse que sobre o novo distrito policial não teve nenhuma informação, já sobre a vinda de viaturas para a 4ª companhia, sargento Eduardo frisou que recebeu duas rondas escolares e uma de patrulhamento. A expectativa, segundo ele é que receba quatro motos e uma de patrulhamento.

Videomonitoramento

Durante a reunião do Conseg, Ribamar frisou que a cidade só conta com duas câmeras de monitoramento funcionando, uma na base da corporação e outra na Praça Nicola Vivilechio, aquela virada para o chafariz – relembreaqui.

Ele não quis comentar muito sobre o assunto, mas adiantou que o dinheiro para o conserto foi recebido e que o videomonitoramento está sendo investigado pelo Ministério Público.

Ribamar lembrou ainda que uma das promessas de Fernando Fernandes durante a campanha era ampliar as câmeras de monitoramento por câmeras em pontos estratégicos de Taboão. O sistema será inteligente e, da central será possível acionar a polícia, se for constatado alguma pessoa suspeita.