sexta-feira, 31 de julho de 2009

PORTE DE ARMA

Guardas Municipais detêm homem que portava arma de fogo. Dois Guardas Civis Municipais detiveram em flagrante por porte ilegal de arma, nesta quinta feira, dia 30 de julho de 2009, o cabeleireiro Edson Cardoso dos Santos, 26 anos. Ação aconteceu na Rua José Tibúrcio da Cunha, nº 31, no Jd. Suína, Taboão da Serra, por volta de meio-dia.A denúncia feita à Central de Rádio da Guarda Civil Municipal, falava de um indivíduo com atitude suspeita na Rua Manoel Ferreira Granje. Atenderam ao chamado, o Sup.Gcm Ribamar e o Gcm Neves que localizaram e abordaram o suspeito, de acordo com características passadas, alguns metros depois do local citado.Arma apreendida com o cabeleireiro pela Guarda Civil Municipal em revista ao suspeito, os GCM’s encontraram em sua cintura um revólver calibre 38, com a numeração raspada, municiado, com seis projéteis intactos. Deram então voz de prisão e o conduziram ao 1º DP de Taboão da Serra, na área central, para esclarecimentos.Aos GCM’s o cabeleleiro disse, que mora no bairro de Pinheiros, em São Paulo, disse que a arma seria para dar “um susto” em seu primo. À polícia confessou que estava sendo ameaçado pelo parente. Marcelo Santos Silva, delegado de plantão ratificou a voz de prisão.O indiciado deve responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. O artigo 14, da lei 10.826, do Estatuto do Desarmamento, prevê pena de reclusão, de dois a quatro anos, e multa para o crime.

ROUBO

Quadrilha invade sede da prefeitura de Embu para roubar caixa eletrônico

Cerca de cinco homens invadiram a sede da prefeitura de Embu das Artes na madrugada desta quarta-feira, dia 29 de julho de 2009. Segundo informações, a quadrilha pretendia roubar o caixa eletrônico do Banco do Brasil que funciona no local, mas o alarme disparou e os bandidos fugiram sem levar nada. Uma Gcmf foi feita refém.
A sede da prefeitura do Embu funciona na rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, no centro da cidade. Os bandidos estariam fortemente armados, com fuzis e metralhadoras na hora do crime. A quadrilha só não conseguiu levar o caixa porque o alarme do banco disparou.
O alarme do banco estava ligado a uma central da Polícia Militar, que ligou para a sede da prefeitura para saber o que acontecia. A Gcmf Sales atendeu o telefone, obrigado pelos bandidos, e disse que não era nada. O policial desconfiou e acionou as viaturas para o local.
A quadrilha resolveu fugir levando o colete da Guarda, além de dois revólveres. Quatro bandidos entraram em um gol vermelho e outro integrante da quadrilha tentou fugir em um Astra pela avenida Elias Yasbeck.
Acionada, a Polícia Civil identificou o fugitivo do Astra e conseguiu capturar o suspeito após ele bater o carro em um barranco. “É um absurdo deixar só um guarda para cuidar da prefeitura, acho que esse clima de insegurança está em toda a cidade”, disse Maria de Lourdes, moradora da Ressaca, no Embu.

REUNIÃO DO CONSEG



Reunião do Conseg define prioridades na segurança pública

Mais de 50 moradores participaram na noite desta quinta-feira, dia 30, da segunda reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). Participaram do encontro o sargento Johny, da Polícia Militar e o supervisor Ribamar, da GCM. A Polícia Civil não mandou nenhum representante.
Muito moradores relataram experiências, contando sobre assaltos e tentativas de roubos. “Vivemos com muito medo, às vezes não sabemos a quem recorrer”, disse um morador. O principal pedido da comunidade é o aumento na ronda ostensiva, principalmente nas ruas residênciais e nos horários de saída e chegada do trabalho.Foto: Eduardo ToledoSargento Johny fala sobre a chegada de viaturas para Taboão da Serra
“As ruas são desertas, o que facilita a ação de marginais. Temos muitos exemplos e histórias de moradores que foram assaltados quando saiam ou chegavam do serviço”, afirmou um participante da reunião.Apesar de ser um problema generalizado, nenhum comerciante da região compareceu ao encontro.
Cida Borghi, presidente da Conseg, disse que apesar do pouco tempo de existência da entidade muitas reivindicações já foram atendidas. “Sabemos que é um processo demorado, mas estamos reunindo os moradores, as autoridades estão contribuindo muito e estamos cada vez mais aprendendo como ajudar na melhoria da segurança pública”.
Para o sargento Johny, da Polícia Militar, a maior ajuda que a população pode dar para a polícia é avisar de qualquer atitude suspeita. “Liguem para o 190, essa rede de informação é muito importante”.
Reclamações
Apesar do pedido do sargento da PM, uma moradora reclamou que na última semana ela ligou para o 190 e foi maltrada pelo operador do rádio. “Liguei para avisar de uma atitude suspeita próximo da casa do meu vizinho e o atendente disse porque eu estava preocupada se não era comigo”, relatou.
O sargento Johny disse que quando esse tipo de atitude acontece é preciso perguntar o nome do policial que destratou o morador e denunciar. “A PM é uma corporação que preza pelo bom atendimento da população, se algum polícia fez isso, precisa ser advertido”, disse.
Há cerca de seis meses o 190 que atende Tabão da Serra passou a ser operado em Osasco. Quem liga de um celular é atendido pela PM de São Paulo, por isso é mais conveniente usar, sempre que possível, um telefone fixo ou orelhão.
Boas notícias
Entre os temas debatidos na reunião, duas boas notícias. Em agosto será instalado um novo batalhão da Polícia Militar em Taboão da Serra, que atenderá a região central e o norte da cidade (lado direito da Régis Bittencourt sentido Embu).Na segunda-feira, dia 3, começam a operar as duas novas viaturas enviadas pelo Governo do Estado a cidade.
A próxima reunião do Conseg acontece no dia 27 de agosto, na escola Julieta Caldas Ferraz, no Jd. Monte Alegre.

HOMICIDIO (ESTE PM E MEU AMIGO)

Policial Militar é assassinado próximo ao Hipermercado Extra

Um crime indignou os moradores de Taboão da Serra nesta quarta-feira, dia 29 de julho de 2009. O soldado da Polícia Militar, José Ronaldo Ferreira, da 2ª Cia do 36º Batalhão, foi morto com três tiros pouco antes da meia-noite na rua João Batista de Oliveira, próximo ao Hipermercado Extra. O PM estava de folga.
Segundo testemunhas, o Policial Militar estava à paisana quando dois homens se aproximaram e com uma pistola disparam três tiros à queima-roupa. Sd Pm Ronaldo, como era conhecido na corporação, foi atingido duas vezes no rosto e uma no pescoço. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu ao chegar no PS Akira Tada.
Após atirarem no policial, os assassinos fugiram sem ser identificados e sem roubar nada do PM, que estava armado na hora do crime. “Ele era uma pessoa muito alegre, tranquilo e não tinha inimigos. É muito difícil de falar em uma hora dessas”, disse um policial que conhecia Ronaldo há dois anos.

Hoje dia 31 de julho de 2009,os dois assassinos foram presos pela policia militar,e conduzidos a 1ª DP de Taboão da Serra.
Obs:estive com ele três horas antes de ser morto.