terça-feira, 19 de março de 2013

SEGURANÇA


Lideranças religiosas de Taboão participam de reunião sobre segurança no auditório da GCM

Atualizado em: 19/03/2013 | Edimon Teixeira
GCM450
Ricardo VazLideranças participaram da reunião com o Corpo de Bombeiros e autoridades no auditório da GCM 
A Prefeitura de Taboão da Serra inicia nova etapa no processo de adequação às normas de segurança estabelecidas pelo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Depois da campanha para a regularização de bares e casas noturnas, agora é a vez dos templos religiosos das mais diversas denominações se adequarem.

Com o objetivo de orientar os representantes de instituições religiosas sobre as normas de segurança para funcionamento dos prédios, agentes do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, o vice-prefeito Laércio Lopes e secretários de pastas relacionadas ao tema, se reuniram com líderes religiosos no dia 12 de março. 

Na ocasião foram discutidas normas técnicas básicas de segurança contra incêndios, como capacidade de lotação e número suficiente de saídas de emergência. O tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Evandro Teixeira Alves, explicou que as regras contra incêndios mudam de acordo com a ocupação, altura e características da construção do estabelecimento.  “Todos os prédios, mesmo construídos antes das atuais normas para espaços de reunião, devem se adequar”, explicou.

De acordo com o secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Dr. Gerson Pereira Brito, o município registra hoje mais de 200 locais de celebração, e a maioria destes precisam se adaptar. “O poder público está aqui para orientá-los”, disse ao frisar a importância do estabelecimento seguir o que determina a legislação.
 O vice-prefeito, Laércio Lopes, destacou ainda a preocupação da atual administração para solucionar o problema. “A Prefeitura trabalha para que todos os estabelecimentos no município sejam regularizados o mais breve possível”, afirmou. 

A iniciativa da Prefeitura foi vista com bons olhos pelos religiosos. Para o pastor Edson José dos Santos, da Assembleia de Deus Ministério do Belém, a reunião foi de extrema importância. “Agora me sinto mais seguro e bem informado para orientar meus fiéis sobre as mudanças a serem feitas”, relatou. 
AVCB - É o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio, que é o conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação um nível ótimo de proteção, previstas pela legislação e constantes no processo, estabelecendo um período de revalidação.
O documento é obrigatório na construção e reforma, mudança de ocupação ou uso, ampliação da área construída, regularização das edificações e áreas de risco e construções provisórias (circos, eventos, e afins).