domingo, 23 de agosto de 2009

ENCONTRO CAMINHÃO COM VEICULO ROUBADO

Guarda Municipal de Indaituba encontra caminhão com veículo roubado na carroceria




A Guarda Municipal de Indaiatuba e agentes do Departamento Municipal de Trânsito foram acionados por volta das 8h20 de hoje 21 de agosto de 2009, para seguir até a alameda José Amstalden. Moradores da região verificaram que um caminhão Mercedes, azul, placa BXJ 2703 de São Paulo estava parado no mesmo lugar desde às 17h de ontem, acharam o veículo suspeito e solicitaram apoio da corporação que atuou com nove viaturas.
Ao chegar no local, os guardas encontraram, aparentemente, seis motos e uma caminhonete Chevrolet, além de geladeira e diversos outros objetos na carroceria do caminhão. Tudo estava coberto por uma lona e ainda aguarda-se o registro do Boletim de Ocorrência n a Delegacia Central para que os produtos sejam averiguados.
Após consulta das placas, duas motocicletas apresentaram registro de que estão com documentos apreendidos. A caminhonete tem boletim de roubo em 20 de março de 2009. A placa dela é de Caicó, no Mato Grosso do Sul. O próprio caminhão possui BO de roubo registrado na quinta-feira 20 de agosto de 2009.
Os guardas conseguiram contato com a possível vítima, o motorista. Ele informou por telefone que havia sido roubado e que os indivíduos teriam o abandonado na Bandeirantes às 5h. Mesmo assim pessoas que moram próximo de onde o veículo foi encontrado, informaram, que ele estava no mesmo lugar desde às 17h de ontem. O motorista deve prestar depoimento da delegacia e a Polícia Civil investiga o caso. A carga só foi averiguada com a presença da perícia.
O caso
A perícia chegou por volta das 16h, quando a lona foi retirada e pôde-se constatar além das motos e da caminhonete D-20, um botijão de gás, colchão, sofá e diversos outros objetos.
Na verdade tratava-se de uma mudança. O caminhão havia sido contratado por um homem, que acabou de se aposentar e estava de mudança de Mauá para Massapê do Piauí (PI). Na noite de quarta-feira (19), por volta das 22h30, já com o veículo carregado, o motorista que fazia frete para o cliente seguiu de Mauá para guardar o automóvel em um estacionamento em São Paulo. Enquanto passava por São Caetano, dois carros o fecharam renderam ele e a esposa, e iniciaram uma viagem. Os dois só foram liberados na Rodovia dos Bandeirantes às 2h30 já de quinta-feira. Às 6h30 o Boletim de Ocorrência foi registrado.
Depois da averiguação já na Delegacia, os guardas municipais de Indaiatuba conseguiram constatar que era esse BO que se referia ao roubo tanto do caminhão quanto da caminhonete, que eles tinham verificado na pesquisa ainda na manhã de hoje.
O filho do proprietário dos objetos, veio à cidade e disse que tudo o que o pai possuía estava em cima do caminhão e avaliou a carga em mais de R$ 100 mil além das motos, que pertencem a outra pessoa que também havia contratado o frete. O proprietário viajou para o Piauí ontem, mas já foi avisado da recuperação.
O motorista informou que havia R$ 1.200,00 escondido sob o banco, mas ele não foi encontrado. Todos ainda devem ser ouvidos pela Polícia Civi

SERVIÇO SECRETO


GCM terá 'serviço secreto' contra os camelôs




Entre guardas-civis ameaçando entrar em greve e camelôs vendendo mercadorias ilegais livremente nos centros comerciais da cidade, a Prefeitura de São Paulo divulgou ontem a criação de um "serviço secreto" na GCM (Guarda Civil Metropolitana) para investigar o trabalho dos ambulantes e tentar combater melhor esse comércio ilegal.O serviço, chamado GAE (Grupo de Ações Estratégicas), não tem data para começar a investigar os camelôs. Os agentes vão poder circular sem uniformes da GCM e deverão "fazer o levantamento de dados sobre a quantidade, a forma de atuação e o abastecimento de ambulantes" nas ruas, "assim como promover apreensões de pessoas e mercadorias", segundo a portaria que criou o grupo, publicada ontem no "Diário Oficial" da cidade.
Para ser membro do "serviço secreto", os guardas-civis terão de, primeiro, ser escolhidos para o trabalho. Depois, vão ter o histórico profissional avaliado pela Corregedoria da GCM. Por último, terão de ser aprovados pelo subcomando da Guarda Civil. A prefeitura não disse quantos agentes vão ser deslocados para esse grupo nem deu outros detalhes sobre o programa, alegando que o assunto é estratégico.
Investigação
O jurista Ives Gandra Martins diz que, para cuidar das ruas, a GCM pode investigar