domingo, 28 de abril de 2013

SOCIAL


GCM de Taboão ajuda mulher agredida pelo marido e posta na rua com 5 filhos pequenos

Atualizado em: 25/04/2013 | Sandra Pereira
agressao450

Depois de ser agredida pelo próprio marido dentro de casa e ser colocada para fora junto com os cinco filhos, Adriana Silva, moradora da periferia de Embu das Artes, enfrentou uma noite de amarguras nesta quarta-feira, 24. Não bastasse o trauma da violência doméstica ela e os filhos ainda foram abandonados no meio da rua pelos policiais acionados por vizinhos para socorrê-la.  As crianças têm idades entre dois e oito anos e assistiram as cenas de violência praticadas pelo pai.

Após serem tiradas de casa pela polícia e deixadas no meio da rua elas tiveram que andar junto com a mãe por mais de quatro quilômetros para se refugiar em Taboão da Serra. Foi a atuação rápida e sensível da Guarda Civil Municipal de Taboão que ajudou a minimizar o sofrimento da família.

“Ele chegou em casa mordeu a minha orelha. Bateu no meu rosto e começou a me machucar na cabeça. As crianças viram e começaram a chorar. Os vizinhos ouviram e chamaram a polícia”, relatou.

Adriana e os filhos dormiam na garagem de uma residência quando foram localizados pela GCM. Antes disso eles chegaram a dormir numa escadaria. Mas, ao ver sofrimento deles uma família permitiu que a mãe e os filhos passassem a noite na garagem. O frio intenso da noite foi amenizado por cobertores e roupas doadas por moradores que viram a situação da família.

“Não quero mais viver assim. Agora quero trabalhar e cuidar dos meus filhos”,garantiu.

Os GCMS que atenderam a família agiram prontamente fazendo contato com a polícia de Embu e a GCM de Cotia. A operação conjunta serviu para levar Adriana até a casa da mãe, no bairro Caucáia do Alto, onde planeja iniciar uma nova etapa de sua vida longe das agressões do companheiro.

“Foi um trabalho bonito. Fizemos uma operação conjunta com a GCM de Cotia e conseguimos ajudar essa família. A gente que tem filhos não imagina como é um sofrimento assim”, relatou um dos guardas que ajudou na ocorrência.

Antonio Neto, 35 anos, o marido e agressor de Adriana fugiu depois de agredi-la mais uma vez na frente dos filhos. Os dois viviam juntos há 12 anos e a violência fazia parte da rotina do casal. Ela diz que já chegou a procurar a  ajuda da polícia para  ser protegida pela Lei Maria da Penha, mas não teve sucesso.


OPERAÇÃO CONJUNTA


GCM e Polícia Civil apreendem 15 veículos irregulares em Taboão da Serra

Atualizado em: 25/04/2013 | Edimon Teixeira
isso450
DivulgaçãoA iniciativa mobilizou agentes do 1º Distrito Policial da cidade e guardas civis municipais de Taboão
Operação conjunta da Polícia Civil e a Guarda Municipal de Taboão da Serra retirou das vias locais 15 veículos irregulares na tarde desta quarta-feira, 24.  A ação teve início às 15h, na Avenida Jorge Amado, divisa do município com o bairro paulista Campo Limpo. Ações desta natureza aconteciam simultaneamente em seis municípios do Estado.

“A Seccional de Taboão da Serra deflagrou a operação contra a criminalidade a partir da 0h de ontem (23) e termina às 23h59 de hoje”, explicou o investigador-chefe Peniche. Além de Taboão, os municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço, Juquitiba e Embu-Guaçu, cobertos pela Seccional, participaram de ações similares.

A iniciativa mobilizou agentes do 1º Distrito Policial da cidade e guardas civis em viaturas e equipes da ronda com motocicletas, sob a coordenação do Comandante Luiz Leonel Vieira. “Faremos sempre este tipo de operação em pontos estratégicos do município, de acordo com os índices de criminalidade de cada local”, disse Vieira.
De acordo com o ele, a intenção é inibir a ação de criminosos e resgatar a segurança dos transeuntes e condutores que usam as vias da cidade. “A maneira mais eficiente de se combater a criminalidade é justamente com sua prevenção”, justificou. A movimentação pegou de surpresa, além dos infratores, populares que trafegam pelo local.

“É importante este tipo de atitude. Somos as maiores vítimas”, apontou a autônoma Patrícia Gusmão. Ela se desloca todos os dias ao bairro de Pinheiros na capital, onde tem loja de artigos para festas. Em 2012 ela foi fora roubada duas vezes quando seguia para o trabalho. Nos dois eventos o autor da abordagem era um motociclista.

Saldo da ação


Em menos de uma hora e, depois de revistados dezenas de condutores, 14 motos e um carro foram recolhidos e conduzidos ao pátio. A maioria dos infratores ou não portava a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o documento do veículo estava atrasado. Um dos motociclistas averiguados reponde no momento pelo crime de receptação.

Uma das motocicletas trafegava pelas vias sem placa. O condutor alegou que ainda não tinha havido tempo para providenciar a regularização. Um dos casos mais impressionantes trata-se de um motociclista que está com os documentos irregulares há 20 anos. Em outra situação, um motoboy trafegava com CNH com categoria para carro.