segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Deficiente mental furta carro, capota e cai em córrego

Um acidente grave foi registrado no final da tarde da última sexta-feira, dia 26, na avenida Paulo Portman, na Vila Iase, em Taboão da Serra. Um jovem, portador de deficiência mental, furtou veículo Gol, mesmo sem saber dirigir. Ele perdeu o controle e capotou o carro, caindo dentro do córrego Joaquim Cachoeira, próximo da av. Cid Nelson Jordano.

A Polícia Militar atendeu a um chamado dos moradores dizendo que um carro teria caído dentro do córrego. O atendimento ao rapaz foi rápido, o Samu fez o resgate menos de 15 minutos após o acidente. O jovem apresentava sinais de deficiência mental e disse que estava aprendendo a dirigir e disse para a PM que o carro era da sua tia.

Foto: Eduardo Toledo

Carro ficou destruído e precisou ser içado por um guincho especial

Apesar do acidente grave o jovem não se feriu gravemente, teve um corte na cabeça e machucou bastante as mãos, mas estava acordado e conversou com a PM e com os médicos do Samu. Ele foi levado para o PS da Antena, onde passou por exames e terminou de ser medicado.

Segundo um morador que viu o acidente, o jovem desceu a rua Geraldina Carlos dos Santos tentando engatar a marcha. “A gente percebeu que ele não sabia dirigir, ele estava rápido e a marcha não entrava. Logo depois ouvimos o barulho do acidente e viemos aqui ajudar a tirar ele do carro e do córrego”, disse a testemunha.

A surpresa maior que deixou até mesmo os policiais perplexos foi que o jovem não havia pegado o carro da tia, como havia dito, mas sim furtado de uma conhecida, que não sabia que ele havia pegado o carro. O caso foi registrado na delegacia de Taboão da Serra, mas como o jovem apresenta a deficiência mental é tido como inimputável.

Carreta que matou avó e seu neto já foi removida e moradores pedem melhorias no Salete

Atualizado em: 27/01/2013 | Karen Santiago
tragedia
Karen SantiagoParte do gradil do córrego ficou destruída e pedaços do veículo ainda marcam a tragédia
A carreta que portava 40 toneladas de açúcar e motivou a morte de uma idosa e seu neto de apenas três anos de idade, por volta das 19h da última quinta-feira (24), na rua Alberto José, no bairro Jardim Salete, em Taboão da Serra – relembre aqui aqui, já foi removida, desde a manhã de sábado, dia 26. 

Faixas de proteção, restos do veículo, poste de iluminação elétrica quase derrubado, parte da grade de proteção do córrego Joaquim Cachoeira destruída e muro de uma fábrica, agora com tapumes ainda marcam a tragédia que culminou a família da senhora e seu neto e entristeceu moradores do local e região - veja mais fotos aqui.

O principal assunto comentado por eles é a tragédia. Em passagem pelo bairro, neste sábado o Jornal na Net ouviu testemunhas e familiares das vítimas. Abalados, eles relataram todo o acontecido e ainda pediram para que melhorias no bairro sejam feitas, como a implantação de faixas de pedestre, redutor de velocidade e até um farol, para evitar acidentes no local.

“Esta tragédia aumenta mais ainda o nosso medo de novos acidentes e a necessidade de medidas como essas, além de uma fiscalização, uma vez que outros caminhões, como esse, já foram vistos aqui nessas ruas estreitas”, disse uma testemunha.

Michele Camargo de 22 anos, prima do menino morto no acidente, disse que se sentem esquecidos no bairro. “Ontem mesmo um carro caiu no córrego, aquele que não tem gradil [atrás da Delegacia Seccional de Polícia]”, frisou. “Onde já se viu um ponto em um pedaço de calçada como aquele [indicando a esquina da rua onde a carreta desceu e a Cid Nelson Jordano]”.

A reportagem apurou que na última sexta, à tarde, um Gol prata caiu dentro do córrego. O motorista perdeu o controle da direção e caiu com seu veículo lá dentro. Ele não se feriu e conseguiu sair do veículo, antes mesmo da chegada do Samu, que mais uma vez, segundo testemunhas demorou muito para chegar ao local.

Motorista preso e vídeo da tragédia

A polícia já descobriu que o motorista do caminhão saiu da rota que seria o Porto de Santos para vender ilegalmente o açúcar para uma padaria da região, sem autorização da empresa. Ele foi indiciado e preso por duplo homicídio culposo, quando não há intenção de matar e roubo de carga. O dono da padaria também foi preso e responderá por receptação.

A polícia também divulgou o vídeo que mostra o exato momento que a tragédia acontece – veja mais informaçõesaqui.