sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

OPERAÇÃO EM CASA NOTURNAS


Operação em casas noturnas interdita O Canecão em Taboão da Serra

Atualizado em: 31/01/2013 | Karen Santiago
canecao1
DivulgaçãoA casa de shows foi inteditada na noite desta quinta-feira (31)
A fiscalização dos bares e casas noturnas de Taboão da Serra começou na noite desta quinta-feira, dia 31. Neste primeiro dia de operação que é realizada pelo departamento de fiscalização em conjunto com a Guarda Civil  Municipal, três estabelecimentos foram lacrados, entre eles O Canecão e Brasil 500. A maioria devido à falta de documentação. A reportagem apurou que a cidade conta com aproximadamente 11 casas noturnas cadastradas na prefeitura.

De acordo com Subcmt Ir Ribamar, a operação continua nos próximos dias. O Jornal na Net já havia adiantado que a prefeitura iria apertar o cerco dos estabelecimentos na tarde desta quinta – relembre aqui

E havia tentado contato com O Canecão no domingo e também antes do fechamento da matéria publicada hoje, mas não conseguiu retorno. No site, a casa noturna diz contar com “uma equipe de profissionais altamente capacitados” para atender ao público, e cita garçonetes, caixas, seguranças, cozinheira, auxiliares de limpeza e bar man para justificar a afirmação. Não descreve, no entanto, se a casa obedece às normas de segurança exigidas para funcionamento do local.

CASAS NOTURNAS

Prefeituras fecham casas noturnas em Taboão e Embu

Colaborou Liah Marques

A tragédia na boate Kiss, que deixou mais de 230 pessoas mortas, comove todo o país, mas também serve de lição. Diversas casas noturnas de Taboão da Serra e Embu das Artes foram fechadas nesta quinta-feira, dia 31, por problemas na documentação ou situação irregular dos equipamentos de segurança.

 Em 2005, casa noturna pegou fogo em Taboão da Serra 
 
Embu das Artes fecha 10 casas noturnas sem alvará

Em Embu das Artes foram vistoriados 15 estabelecimentos e 10 foram interditados por falta de alvará de funcionamento. Alguns tiveram uma interdição parcial, apenas o restaurante pode continuar aberto. As vistorias estão sendo realizados por equipes do Corpo de Bombeiros, porém todas as informações são passadas pela prefeitura.

Foto: Guego | Divulgação

Fiscal da prefeitura de Embu das Artes lacra estabelecimento: regularização

Os comércios que foram interditados terão 30 dias para regularizar a situação junto à prefeitura de Embu. A multa para quem descumprir a determinação é de R$ 6 mil reais, e também será lavrado um boletim de ocorrências. O trabalho dos fiscais foi baseado pela Lei Complementar nº 189, de 06 de junho de 2012 e tem por objetivo conferir a documentação do local e alertar sobre possíveis riscos de incêndio.

Em Taboão da Serra a fiscalização começou nesta quinta-feira, dia 31 de Janeiro, e duas casas noturnas e uma choperia foram fechadas pela prefeitura. A Promotoria de Justiça do Consumidor de Taboão da Serra solicitou uma relação de todas as casas que possuem esse tipo de atividade.

Segundo nota do Ministério Público publicada no site Taboão em Foco, foi solicitado também “cópia dos alvarás de funcionamento emitidos a esses estabelecimentos para os exercícios de 2012 e 2013, e cópia dos processos administrativos que culminaram com a emissão dos respectivos alvarás de funcionamento”, diz a nota do Ministério Público. O prazo para resposta é de 10 dias.

Estabelecimentos interditados
Embu das Artes
Scala Drink´s
Vila Show
220 Volts
CTG – Saudades do Sul
Vila Showpana
MRA Restaurante e Pizzaria (Point do Arruda)
O Garimpo
CTG – Centro de Tradições Gauchas
Playboy Gatas
Só Alegria Shows e Bailes

Taboão da Serra
Choperia do Zeca
Espaço Tenesse
Canecão

PedidoA presidente Dilma Rousseff, durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que aconteceu em Brasília nos dia 28 a 30, pediu para que as prefeituras fizessem uma fiscalização mais detalhadas dos locais que são de diversão de muitos jovens. O prefeito Chico Brito determinou que ação para fiscalização, que já tinha sido programada, fosse antecipada e que as equipes fossem às ruas.

O objetivo da operação é verificar se os estabelecimentos estão funcionando com toda a documentação necessária, além de alertar sobre a segurança e os procedimentos que podem prevenir tragédias como a ocorrida no último domingo, 27, quando uma boate em Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, pegou fogo deixando mais de 230 de vítimas.

Todas as ações estão fundamentadas na Lei Complementar nº 189, de 06 de junho de 2012, artigo 20, que “regulamenta sobre os documentos necessários para inscrição no cadastro mobiliário das pessoas físicas e jurídicas sujeitas à obrigação tributária que exerçam ou venham a exercer quaisquer atividades ou prática de quaisquer atos, sujeito ao poder da Polícia Administrativa, nos limites do município”.

Estado de SP intensifica fiscalização em casas noturnasO governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça, 29, o início da operação Prevenção Máxima, que consiste na vistoria de todas as casas noturnas do Estado de São Paulo. "Todas as casas noturnas com mais de mil metros quadrados serão vistoriadas, e depois todas as demais", afirmou.

A medida é uma ação preventiva a casos como o de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em que mais de 230 pessoas morreram e pelo menos 120 ficaram feridas após incêndio numa casa noturna na madrugada de domingo, 27. A operação Prevenção Máxima vai envolver 300 equipes de bombeiros.

Alckmin lembrou que o Estado de São Paulo é rigoroso. "Temos a melhor legislação do país, a mais avançada e um grande rigor. Nos Bombeiros da capital, de cada dez pedidos de abertura de casa noturna, sete são negados na primeira inspeção", disse Alckmin. Ainda assim, o governador não descarta a possibilidade de revisão da lei caso haja necessidade.

O governador visitou o Centro de Operações dos Bombeiros, na capital, e participou de uma aula do curso de prevenção de acidentes e catástrofes, que integra o pacote de medidas a serem tomadas visando a preparação para a Copa do Mundo de 2014. O curso é voltado ao socorro de vítimas de desastres ou acidentes, realizado em parceria do Corpo de Bombeiros com a Secretaria da Saúde.

A preocupação dos organizadores é preparar os profissionais de saúde para atender os turistas que visitarão o Estado por conta do evento esportivo. Serão 45 horas de treinamento, divididas em cinco dias. Segundo Alckmin, "o treinamento na questão de socorros, tragédias e atendimento é para a melhoria na gestão e formação de profissionais".

127 continuam internados, 71 em estado crítico

(Aline Leal, da Agência Brasil)

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quinta-feira, dia 31, a criação de um gabinete de crise da Força Nacional do SUS em Porto Alegre, para atuar em conjunto com o gabinete instalado em Santa Maria (RS) no acompanhamento dos pacientes hospitalizados, vítimas do incêndio que consumiu a Boate Kiss, no domingo passado. Ainda há 127 internados, 71 em estado crítico e, segundo o ministro, correndo risco de morrer.

Dos pacientes internados, 20 são considerados grandes queimados e 51 tiveram comprometimento pulmonar. O incêndio causou a morte de 235 pessoas. Segundo o ministro, as ações da pasta permanecerão no estado até o dia 18 de fevereiro, quando será feita uma avaliação das necessidades.

Ao apresentar balanço sobre a situação das vítimas do incêndio, Alexandre Padilha disse também que a segunda etapa do atendimento foi iniciada, com ênfase nas ações dirigidas para a recuperação dos pacientes críticos e no suporte psicológico aos familiares e amigos das vítimas. Ao todo, 577 vítimas do incêndio foram atendidas em Santa Maria desde domingo. Há 120 profissionais de saúde mental para o atendimento de familiares e amigos das vítimas.

O ministro da Saúde fez um alerta para que as pessoas que presenciaram o incêndio fiquem atentas a sintomas como tosse, cansaço e falta de ar, pois podem ser sinais tardios de comprometimento dos pulmões. Ele reforça que, com o passar do tempo, fica mais raro ter alguma complicação, mas ainda é preciso atenção.

Padilha lembrou da história de uma funcionária da boate que se escondeu no freezer durante o incêndio. “Ela voltou para casa e, só na noite do dia seguinte, a mãe percebeu que a respiração da menina estava ofegante. Depois de algum tempo, levou a filha para o atendimento médico, onde imediatamente ela teve que receber ventilação mecânica, mas já recebeu alta”, contou..

USO/PORTE DE ENTORPECENTE

   Em patrulhamento na madrugada do dia 29/01/2013 às 02h20m com a Vtr 1068 Cd.Bruzaferro e 1ª Cl Assunção,com vistas a caminhão despejando entulho na Rua Katia Cristina Pelegrina de Souza,Piscinão Pq.Pinheiros.
    Deparamo-nos com o veículo Celta na cor preta Placas EOM 9800 Embu das Artes,com quatro indivíduos A.C.R 25 anos,F.G.L 20 anos,R.P.J 16 anos e E.G.L 28 anos todos moradores do Município de  Embu das Artes.
    Foi indagado ao proprietário A.C.R se havia algum material ilícito no veículo,ele respondeu que não,ao fazer a vistoria no veículo foi encontrado no banco traseiro cinco pinos de aparentemente cocaina,por ser tratar de um local ermo perto de uma comunidade perigosa pedimos apoio das viaturas,que compareceram no local Vtr 1054 2ª Cl Flavia e 2ª Cl Silva,Vtr 1064 Ir.Bernardes e 1ª Cl Pugliese,Vtr 1066 Cd.Xavier e 3ª Cl Felix e Vtr 1067 1ª Cl Bigois e 1ª Cl Eliezio.
      Ao fazer a busca pessoal foi encontrado no sutiã de F.G.L (travesti) mais seis pinos,diante dos fatos conduzimos todos a 1º Dp de Taboão da Serra para prestarem esclarecimentos a autoridade de plantão Dr.Fabio da Silva Siqueira,A.C.R confessou para o delegado que os onze pinos de cocaina era para seu uso pessoal,foi feito exame na droga e constatou positivo para cocaina.
      Foi lavrado o T.C 900027/13 da Lei 9099/95