terça-feira, 4 de agosto de 2009

PORTE DE ARMA

Prefeitura de Aracaju cumpre exigência para porte de arma da Guarda


A Prefeitura de Aracaju vem cumprindo dentro do prazo todas os requisitos do Ministério da Justiça para concessão do porte de armas de fogo para os integrantes da Guarda Municipal. A previsão é que todas as ações sejam concluídas até junho de 2010. O Plano de Metas com o cronograma oficial foi assinado na manhã desta quinta-feira, 23, pelo prefeito Edvaldo Nogueira e será encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Sergipe.

Entre as medidas previstas no plano estão a promoção de curso preparatório para uso do armamento e atualização profissional com todos os agentes, assim como realização de testes psicológicos e práticas de tiro; a criação de uma ouvidoria e uma corregedoria; além da emissão de identidades para os guardas, constando o porte de arma de fogo. "Estamos cumprindo e vamos cumprir cada um desses pontos dentro do tempo", destacou o prefeito.

Ainda de acordo com Edvaldo, a execução das metas junto à Polícia Federal teve início no mês de abril de 2009 e seguirá até junho de 2010. "Já fizemos o convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública para a realização do curso com os 351 guardas municipais e assinamos contrato com a Fapese [Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe], a responsável pela contratação dos instrutores. Ainda sancionamos a Lei de Criação da Ouvidoria e da Corregedoria, entre outros passos", revelou.

Ações

Conforme citou o prefeito, teve início em abril o I Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento para a Guarda Municipal. Estão sendo qualificados nessa etapa 120 guardas que atuam na defesa de espaços públicos, proteção do cidadão e orientação e fiscalização de trânsito. Após essas duas primeiras turmas, mais duas serão capacitadas, até que todos 351 guardas sejam qualificados nos moldes sugeridos pelo Governo Federal.

Dentro desse processo o prefeito Edvaldo Nogueira também assinou o termo de cooperação técnica com o ministro da Justiça, Tarso Genro, que firmou adesão do município de Aracaju ao Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci). O ato foi realizado em abril, na capital, e garantiu, entre outras coisas, que o estado de Sergipe e a sua capital poderão participar das diversas iniciativas inseridas no programa, como qualificação dos guardas.

A prefeitura ainda elaborou e encaminhou ainda em 2008 à Câmara Municipal de Aracaju o projeto de lei que cria a Ouvidoria e a Corregedoria da Guarda Municipal. Esses setores servirão para regulamentar, organizar, orientar e fiscalizar o uso do armamento pelos agentes da Guarda Municipal. Depois de aprovado por unanimidade, o documento foi sancionado pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Os dois setores também estão em fase de implantação

ROUBO DE VEICULO

Central de Monitoramento e ROMO de Santo André recuperam veiculo roubado.




Um veiculo ford Fiesta roubado na noite do dia 20 em São Paulo foi recuperado na manhã do dia 21 na avenida industrial em Santo André,o veiculo que estava estacionado de forma irregular foi visualizado pela central de monitoramento e o tempo que permanecia no local com o pisca alerta ligado chamou a atenção dos GCM`s que acionaram a ROMO,ao chegar no local os guardas verificaram que as portas estavam abertas e de pronto passaram ao Contral que informou que o veiculo era produto de roubo,dado ciência a autoridade de plantão o veiculo foi conduzido ao Distrito Policial e após elaboração do boletim de ocorrência entregue ao proprietario.

ROUBO

GCM DE SANTO ANDRÉ EQUIPE ROMO DETÉM MELIANTE

EM PATRULHAMENTO OSTENSIVO PELA REGIÃO CENTRAL DE SANTO ANDRÉ A EQUIPE DA ROMO (RONDA OSTENSIVA MUNICIPAL) FOI ACIONADA POR UMA MUNÍCIPE QUE TINHA ACABADO DE SER ROUBADA POR UM MELIANTE .AS MOTOS DA ROMO LOGRARAM DETER O MELIANTE ,FOI FEITA REVISTA PESSOAL E ENCONTRADO COM O MARGINAL OS PERTENCES DA VÍTIMA.
O MELIANTE FOI LEVADO PARA O 4 ªDP E AUTUADO POR ROUBO FICANDO A DISPOSIÇÃO DA JUSTIÇA.
O MARGINAL TEM DIVERSAS PASSAGENS POR PENITENCIÁRIAS DO ESTADO E A 2 MESES ESTAVA NA RUA .DENTRO DO DP O MELIANTE CHOROU IGUAL CRIANÇA POIS TEM DIVIDA CONTRAÍDA DENTRO DO CÁRCERE.CADA UM ESCOLHE SEU DESTINO

GCM DE SANTO ANDRÉ APREENDE GRANDE QUANTIDADE DE PROJÉTEIS



A VIATURA SETORIAL 1221 (2CLªIRAN E 3CLºAMORIM) EM PATRULHAMENTO APREENDEU 660 PROJÉTEIS ESPALHADOS PELA VIA PÚBLICA. SEGUNDO POPULARES UMA KOMBI TERIA DEIXADO CAIR MAS AO VER A GUARDA CIVIL DESISTIU DE BUSCA-LOS.A LOCALIZAÇÃO PRÓXIMO A FAVELAS DE ALTA PERICULOSIDADE É INDÍCIO QUE PROJÉTEIS PODERIAM SER USADOS PARA ABASTECER MARGINAIS DA REGIÃO.
APOIO DA ROMO (RONDA OSTENSIVA MOTORIZADA

AUTUAÇÃO

GM de Varginha, somente em 2009, foram aplicadas 31 autuações aos proprietários de terrenos em toda a cidade


Até o momento, o Jardim Sion lidera o ranking dos bairros com o maior índice de queimadas neste ano. Segundo levantamento feito pela Guarda Municipal – GM de Varginha, somente em 2009, foram aplicadas 31 multas aos proprietários de terrenos em toda a cidade.

De acordo com Maurício Maciel, Inspetor da GM, as queimadas em Varginha se intensificaram nos últimos 60 dias. “Nos três primeiros meses do ano a incidência foi pequena, no entanto, com o período de estiagem das últimas semanas, o capim secou e as queimadas aumentaram substancialmente”, afirma.

O Inspetor conta que a região do bairro Sion é a que apresenta maior índice de queimadas em Varginha. “As áreas próximas ao Caic e ao Mercado do Produtor são as mais atingidas”, relata.

Maciel esclarece que a Lei Municipal nº 4.876, de 16 de junho de 2008, dispõe sobre a limpeza de faixa de domínio, de terrenos urbanos baldios e dá outras providências. A referida Lei exige que os proprietários mantenham seus terrenos limpos de entulhos e roçados. “Mesmo assim, há quem descumpra a exigência. O valor mínimo da multa é de 3% sobre o valor do terreno e o máximo de mil reais. No caso de gleba, 38 centavos por metro quadrado”, ressalta.

Maurício explica que na Guarda Municipal existe o agrupamento ambiental que trabalha em parceria com o Corpo de Bombeiros. “Geralmente ao atenderem as ocorrências, os bombeiros já acionam a GM para fazer o boletim de ocorrência e a autuação”, justifica.

Segundo o Inspetor, primeiro o documento da autuação é encaminhado ao órgão competente. Em seguida, o proprietário pode apresentar a sua defesa e somente se ela não for aceita, é que a multa é aplicada. “No caso de incêndios criminosos, o autor pode ser preso. Porém, isto não exclui o proprietário do terreno da multa, visto que o fato de manter o capim alto já é contra a Lei”, observa.

A principal dica da GM para a população é a conscientização sobre o assunto. “É de suma importância manter os terrenos baldios limpos. Além disso, se as pessoas souberem de alguma coisa não devem hesitar em fazer a denúncia”, finaliza Maurício.



O telefone da Guarda Municipal é o 153.
Dicas para evitar queimadas


- Não jogue cigarros acesos nas estradas;
- Mantenha o terreno sempre limpo;
- Mantenha aceiros;
- Nos acampamentos, nunca deixe fogueira acesa ao ir embora.
A prática, aparentemente mais econômica, da queima da vegetação ocasiona danos aos recursos naturais, que se tornarão muito onerosos no futuro. A acumulação dos elementos que resultam da queima da vegetação, associada à dos combustíveis fósseis utilizados nos veículos e na indústria, têm contribuído para a ocorrência do efeito estufa, cujas conseqüências diretas e indiretas sobre a saúde humana e dos animais ainda não foram devidamente avaliadas; seus efeitos sobre as condições climáticas estão sendo analisados, mas as primeiras conclusões são desalentadoras para as produções agrícolas e pecuárias.

CENTRAL DE COMUNICAÇÃO
GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA
Site: gmvarginha.com.br

ENTORPECENTE

GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA CONDUÇÃO E APREENSÃO DE ENTORPECENTES (CRACK)


Na tarde de ontem, domingo, 02, uma integrante da Guarda Municipal que trabalha na Campanha de Vacinação no posto montado na Praça dos Estudantes no bairro Imaculada, avistou a atitude suspeita de dois jovens escondendo um pacote no meio dos coqueiros existentes na referida praça e logo em seguida evadiram do local tomando rumo ignorado. Ao verificar o referido pacote a GM encontrou várias pedras evolvidas em sacos plásticos. As pedras apresentavam características iguais às pedras de crack e possivelmente estavam sendo comercializadas no local, sendo então acionada uma das viaturas GM do turno para recolher o material. Ao chegar ao local a viatura deparou com dois jovens, cujas características batiam com as dos suspeitos de terem depositado o referido pacote, que também já se aproximavam da referida praça. Os jovens foram abordados e identificados como D M V, natural do Rio de Janeiro e residente em Varginha, e C V S, natural e residente em Varginha, ambos com diversas passagens pela Delegacia de polícia por roubo, agressão, furtos, apologia ao crime e danos, sendo posteriormente reconhecidos pela Guarda Municipal e por testemunhas, que também alegaram haver um motoqueiro dando cobertura aos envolvidos. Diante dos fatos os jovens foram conduzidos até a Delegacia de Polícia, juntamente com o material apreendido. Tendo sido registrado o BO n.º 11508.

CANIL MUNICIPAL

Cães da Guarda Municipal de Moji Mirim já estão em treinamento nas ruas


Patrulhamento no centro e nos campos de futebol acontece a partir de agosto.

Desde o início de julho, os seis cães adestrados da Guarda Municipal estão se familiarizando e se adaptando com as ruas de Mogi Mirim.

O trabalho é feito, diariamente, por dois guardas treinados, no Complexo Lavapés.

Os cães estão em treinamento intensivo para que o patrulhamento na cidade, principalmente na região central e nos campos de futebol, possa ser efetivamente iniciado.

O diretor do Departamento de Segurança, Rui Machado de Oliveira informou que diante do trabalho realizado, a segurança com cães começará em meados da 2ª quinzena de agosto. “Já estamos preparando uma escala de patrulhamento”, disse ele.

A implantação da segurança com cães tem por finalidade complementar a proteção dos bens, serviços e instalações do município, além do policiamento preventivo e ostensivo.

O Centro de Adestramento e Treinamento para Cães de Uso Tático da Guarda Municipal (Canil Municipal) foi inaugurado há cerca de três meses