sábado, 8 de agosto de 2009

XlX CONGRESSO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS

Taboão da Serra participa do XIX Congresso Nacional das Guardas Municipais

Foto/José A. dos Santos Nogueira













Representaram a corporação o Inspetor César e o Supervisor Nascimento (foto). Evento conta com participação de mais de 150 autoridades

Por Edimon Teixeira

Termina nesta sexta feira, 7, o XIX Congresso Nacional das Guardas Municipais.Evento acontece desde o último dia 04/08 no Centro de Convenções da Cidade (Avenida Capitão Luiz Pimenta, 811 – Parque Bitaru), em São Vicente, litoral paulista.

Evento conta com a presença de mais de 150 representantes de guardas municipais e autoridades de segurança pública de todo o Brasil. A Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra está presente, e é representada pelos GCM’s Inspetor César e o Supervisor Nascimento.

Hoje, às 17 h, será pautada a “Prevenção Social do Crime e das Violências e Construção da Cultura de Paz”, coordenado por Sérgio França, Secretário Executivo do Conselho Nacional das Guardas Municipais. Às 18 h, Cerimônia de encerramento.

Também presentes, Edsom Ortega (Secretário de Segurança Urbana de São Paulo/SP), Rogério Barreto (São Vicente), Fernando César Zarantonello (Cabreúva), Gilson Menezes (Osasco) e Benedito Mariano (São Bernardo do Campo), que formam a comissão que discute a criação do Estatuto do Conselho Estadual de Gestores e Secretários Municipais de Segurança Pública.

O congresso

Promovido pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais, em parceria com a Prefeitura de São Vicente, o encontro avaliar a possibilidade de participação dos municípios no Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). O objetivo é abrir um debate sobre o papel das cidades no sistema de segurança pública do País.

De acordo com o Secretário-Executivo do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Sérgio França, a intenção do Congresso consolida os avanços dos municípios na área de segurança, valorizando as instituições.

O secretário de Transportes, Segurança e Defesa Social, Rogério Barreto, afirma que eventos deste porte contribuem para um trabalho cada vez mais eficiente das Guardas Civis. “O debate sempre é de fundamental importância e trata-se de uma oportunidade para trocarmos experiências positivas”