sexta-feira, 24 de julho de 2009

DIMINUIÇÃO DE HOMICÍDIOS

Homicídios diminuem 50% no primeiro trimestre em Taboão da Serra
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou as estatísticas policiais relativas ao primeiro trimestre. As ocorrências registradas em Taboão da Serra mostram uma queda no número de homicídios de 50% comparadas com o mesmo período do ano passado. Em 2008, nos três primeiros meses do ano, seis pessoas foram assassinadas na cidade. Agora, em 2009, o número de crimes caiu para três. No ano retrasado os homicídios, de janeiro a março, foram oito.

Segundo policiais ouvidos pela reportagem do Portal O Taboanense, essa queda do número de homicídios foi causada por ações mais efetivas da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal e da Polícia Civil, que solucionando diversos casos de homicídio ocorridos no ano passado.Foto: Eduardo ToledoTaboão da Serra: índice de homicídios cai no começo do ano

Nos últimos anos Taboão da Serra vem registrando uma queda acentuada no número de homicídios. Em 2001, o ano mais violento, foram registrados na cidade 125 assassinatos, uma taxa de 61,82 homicídios por 100 mil habitantes. De lá pra cá, os números vêm caindo a cada ano.

Em 2002 foram registrados 104 homicídios e no ano seguinte 85. Em 2004 a queda foi maior do que 100%, chegando a 37 assassinatos. Em 2005 um pequeno crescimento, passando para 44 homicídios. Em 2006 voltou a cair: 25.

Já em 2007 foi registrado o menos índice desde que o levantamento começou a ser feito pela Secretaria de Segurança Pública: 22 durante todo ano, menos de 10 homicídios por 100 mil habitantes, marca considerada pela Organização Mundial de Saúde como boa. Apenas três municípios da grande São Paulo atingiram essa média.

No ano passado o número disparou, subiu para 38 homicídios e preocupou autoridades e a população. A prefeitura passou a investir em ações sociais, visando aumentar a rede de proteção. “A violência não se combate com repressão, mas com prevenção e ações que melhoram a vida dos moradores”, salientou o prefeito Evilásio na inauguração da Central de Monitoramento no início do mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário