sexta-feira, 7 de junho de 2013

REUNIÃO DO GGI

Secretaria de Segurança de Taboão recebe reunião do GGI-I

Atualizado em: 7/06/2013 | Edimon Teixeira
seguranca01
Edimon TeixeiraOs encontros são marcados por discussões e trocas de experiências entre as corporações participantes
O município de Taboão da Serra foi palco de um dos eventos mais importantes voltados para a discussão de assuntos de segurança pública na atualidade. A Secretaria de Segurança Defesa Social, por meio da Guarda Civil Municipal, recebeu, no dia 29/05, dezenas de autoridades na 3ª Reunião do Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal (GGI-I).
O encontro aconteceu no auditório da autarquia previdenciária dos servidores públicos da cidade (TaboãoPrev) e contou com a presença de representantes de Guardas Civis e secretarias de segurança das cidades participantes do GGI-I. A reunião faz parte da gestão do exercício 2013/2015, sob presidência de Kléber Ferreira Maruxo, comandante da GCM de Itapevi.
Na pauta, temas como o calendário do Curso de Capacitação Profissional para Classes Distintas, Subinspetores e Inspetores, a importância da Avaliação Psicológica para a Guarda Civil Municipal, a relevância do acompanhamento de servidores com restrição por profissional qualificado, além de assuntos pertinentes às corporações.
As boas vindas couberam ao secretário de Segurança da cidade, Gerson Brito, que destacou a importância do encontro. “Segurança pública deve ser feita com inteligência e reuniões como esta são a base do planejamento contra a criminalidade”, disse. No que diz respeito aos cursos de capacitação, ficou estabelecido 10 vagas por município integrante.
Os encontros serão mensais, com duração de 6 horas, em um total de 10 encontros. Os temas tratados serão a Preservação do Local do Crime, Parcerias entre o Ministério Público e a Guarda Municipal, ainda, Patrulhamento Aproximado. Ficará sob responsabilidade de cada corporação escolher os participantes do curso.
Um dos pontos mais importantes das discussões do dia, com participação das autoridades presentes com exemplos do dia a dia de suas corporações, foi “A Importância da Avaliação Psicológica para a Guarda Municipal”, palestra ministrada pela psicóloga Silvana Marin, perita credenciada na Polícia Federal do Estado de São Paulo.
Silvana relatou experiências com as corporações com as quais atua há mais 15 anos e ressaltou a importância de os agentes estarem em dia com os exames de aptidão psicológica. “O desempenho do agente de segurança pública está diretamente ligado a seu bem estar psicológico”, disse. “A forma como ele lida com a população é reflexo disto”, ressaltou.
Outros assuntos como a inclusão da Guarda Civil de São Roque ao GGI-I, além da discussão da possível implantação do Procedimento Operacional Padrão (POP) para as corporações integrantes foram discutidos preliminarmente e agendados para reuniões futuras. O próximo encontro acontece no dia 24 de julho, na cidade de Cotia, em local a ser definido.