domingo, 31 de março de 2013

PAIXÃO DE CRISTO

Paixão de Cristo reúne 20 mil pessoas em Taboão da Serra


A 57ª encenação da Paixão de Cristo reuniu cerca de 20 mil pessoas no Centro de Taboão da Serra na noite desta sexta-feira, dia 29. Com um elenco renovado e um roteiro que abordou novas passagens da vida de Cristo, o espetáculo deste ano ganhou em dramaticidade e também se alongou mais do que as edições anteriores.
No começo do espetáculo, uma chuva fina e insistente parecia colocar em risco a apresentação, os moradores que se aglomeraram no estacionamento do Parque das Hortênsias abriram seus guarda-chuvas, mas pouco antes do início da peça, a chuva cessou e os atores puderam encenar o espetáculo sem grandes problemas.

Foto: Eduardo Toledo

A encenação da Paixão de Cristo chegou a sua 57ª edição em Taboão da Serra

Após quatro ano longe do palco da Paixão de Cristo, o ator Clayton Novais voltou a interpretar Jesus Cristo. “Foi muito emocionante, fiquei esse tempo afastado e quando eu recebi o convite fiquei muito feliz em poder voltar, trabalhar com a comunidade”. Clayton também dirigiu a encenação ao lado de Maira Galvão e Ney Rodrigues.

Logo no início do espetáculo, a cenas dos demônios, uma das novidades deste ano, impressionou o público presente. “Achei muito bem feito, a caracterização deles está perfeita. O jogo de luzes também deixa a cena mais impressionante ainda, eles estão de parabéns”, disse Mônica Carvalho, moradora do Jd. Bontempo.

O primeiro ato da encenação durou mais de duas horas, fazendo com que o espetáculo ficasse bem mais longo do que nas edições anteriores. O calvário de Cristo também foi marcado por muita emoção. O público acompanhou o caminho até o Morro do Cristo em uma longa procissão, muitos segurando velas e cantando junto com Monsenhor Aguinaldo.

No segundo ato, que mostra Jesus sendo crucificado, diversas mudanças no roteiro. A encenação aconteceu em outro patamar do morro, mais próximo do público e uniu, praticamente lado a lado, o suicídio de Judas e a crucificação de Jesus. Outras passagens bíblicas foram incorporadas ao roteiro.

Aproximadamente 110 atores, entre profissionais e amadores, munícipes e artistas de espaços teatrais de Taboão da Serra, estiveram diretamente envolvidos em ensaios que, desde o início do ano, especificamente aos domingos, deram os pontapés iniciais nessa que promete ser uma Paixão de Cristo marcante.

Entre as inovações apresentadas ao público neste ano, está um trabalho mais profissional das maquiagens e efeitos especiais. Segundo Maira Galvão, uma das diretoras do espetáculo, a nova técnica usada dá mais realismo as cenas. “A Natasha Marques tem um formação específica nisso e pode colocar em cena o que a gente esperava”, disse.

Para Maira Galvão, o que é mais importante na Paixão de Cristo é a persistência da população que acompanha o espetáculo. “A junção de pessoas diferentes fazem com que a Paixão de Cristo seja o que ela representa. Temos pedreiros, professores, até padre esse ano participou da apresentação. Isso não é uma novidade, mas é o que faz a Paixão ser forte no coração de todo taboanense” 

A Paixão de Cristo deste ano tem um significado especial para o Monsenhor Aguinaldo, do Santuário Santa Terezinha, que completa 25 anos em Taboão da Serra. “Essa é a 25ª vez que organizamos o espetáculo, os atores estão de parabéns pela apresentação que ficou muito bonita”, disse.

O prefeito Fernando Fernandes também elogiou a encenação e disse que apesar das dificuldades financeiras que o município enfrenta, foi possível organizar e realizar a Paixão de Cristo, que é o maior espetáculo de Taboão da Serra. “Esse ano tivemos muitas dificuldades, mas podem sempre contar comigo e com a prefeitura porque nós iremos fazer cada vez mais por essa apresentação”.

Algumas novidades, como a produção e os efeitos especiais, reformulados para esse ano, foram os detalhes acrescidos. “Estamos felizes com a realização do evento em nosso município, pois a soma de esforços entre as pessoas, as diversas reuniões, a dedicação compartilhada, o esforço, resultaram nesse belíssimo espetáculo que poderá ser acompanhado pelo público”, disse o secretário de Cultura, Ali Sati.

Estiveram presentes no evento a deputada estadual Analice Fernandes, a deputada federal, Bruna Furlan, os vereadores Joice Silva, Cido e Carlinhos do Leme, além dos secretários Ali Sati (cultura), Arlete Silva (assistência social) e Daniel Chaves Sá Borges (comunicação). O comandante da GCM, Leonel Vieira, e o ex-vereador Alexandre Depieri também participaram.
 

PAIXÃO DE CRISTO


20 mil pessoas assistem emocionadas Paixão de Cristo de Taboão da Serra

Atualizado em: 30/03/2013 | Sandra Pereira
45000
Sandra PereiraPelo 57º ano consecutivo encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra emocionou fiéis
A encenação da Paixão de Cristo organizada em parceria pelo santuário de Santa Terezinha, a prefeitura de Taboão da Serra e vários artistas do município é uma das maiores e mais tradicionais do estado. Ela acontece desde antes da fundação de Taboão da Serra. Esse ano a 57ª edição do evento reuniu 20 mil pessoas no morro do Cristo.  E encenação emocionou os moradores e visitantes que a prestigiaram. A noite fria e a garoa não tiraram o brilho do evento realizado com a participação de 120 artistas voluntários, que durante meses mergulharam de cabeça no desafio de mostrar aos presentes os momentos decisivos na vida de Jesus, especialmente a sua morte e ressurreição. No final do espetáculo os artistas comemoram eufóricos o resultado do trabalho bastante elogiado pelos presentes.
O espetáculo trouxe várias novidades esse ano como a participação de novos artistas em papéis de maior expressão como os de Maria, Hérodes e a esposa e Pôncio Pilatos e esposa, Judas, Caifás e a volta do ator Cleiton Novais ao papel de Jesus. Além disso, também houve mudanças no figurino, iluminação e sonoplastia que deixaram a encenação ainda mais profissional. O valor do investimento no evento não foi informado.
 O morro do Cristo recebeu iluminação especial e também foi melhor preparado para receber a apresentação. O prefeito Fernando Fernandes, a deputada estadual Analice Fernandes, a deputada federal Bruna Furlan prestigiaram a apresentação junto com os secretários Ali Sati, de Cultura, Fábio Fernandes, Esportes, Daniel Chaves, Comunicação e os vereadores Cido, Carlinhos do Leme e Joice Silva.
Antes da abertura do espetáculo o monsenhor Agnaldo de Carvalho, reitor do santuário, deu boas vindas a todos os participantes e saudou o prefeito pela ajuda na realização do evento. Já o prefeito disse que a festa de Páscoa é a celebração da vida. Ele afirmou ser uma  honra ter em Taboão da Serra a mais tradicional encenação da  Paixão de Cristo do estado e disse que o evento já faz parte do calendário da cidade. 
 “Fazemos questão de prestigiar a encenação mesmo numa hora de dificuldade financeira como a que estamos enfrentando”, afirmou o prefeito.
 A encenação começou no palco montado do Parque das Hortênsias onde os artistas representaram momentos marcantes da  vida terrena de Jesus. Uma das primeiras cenas foi quando ele foi tentado no deserto depois de jejuar por 40 dias. O jejum prolongado o fortaleceu para enfrentar as ofertas tentadoras de satanás. O espetáculo mostra como Jesus suportou todas as dores com a amor e fé. Ele foi traído, humilhado, entregou a própria vida e mostrou ao mundo a imensidão do seu amor por meio de milagres e pregações que atraiam multidões. Jesus foi morto, sepultado e ao terceiro e ressuscitou como havia dito aos seus discípulos.
Nas cenas bem construídas e com diálogos fundamentados na bíblia o público viu passagens como a tentação de Jesus no deserto, a expulsão dos mercadores do tempo, o perdão a Maria Madalena, a cerimônia do lava pés, a última ceia, a traição de Judas, a prisão, o flagelo, a condenação de Jesus, a ida sofrida até o calvário, a zombaria dos soldados, a crucificação e a ressurreição do salvador.
Após Jesus ser flagelado pelos soldados romanos e tomar a cruz os artistas arrastaram a multidão de fiéis saindo do Parque das Hortênsias em direção ao Morro do Cristo. No trajeto que passou por várias ruas do centro de Taboão Jesus foi chicoteado pelos soldados, humilhado e por várias vezes encontrou com sua mãe Maria e a Maria Madalena, a pecadora que ele havia salvo das pedradas por ter sido acusada de adultério. 
No Morro do Cristo uma multidão esperava a chegada dos artistas. Carregando a pesada Cruz que simbolicamente representa o peso dos pecados da humanidade Jesus subiu ao monte onde viveu os últimos instantes de sua vida e partiu para o Pai após a crucificação. Na celebração no local o monsenhor Agnaldo de Carvalho fez um apelo aos jovens para que se dediquem ao amor de Jesus e deixem de lado os vícios, drogas e prazeres carnais.

Os artistas conseguiram mostrar todas as humilhações que Jesus sofreu momentos antes de entregar sua alma ao Pai e dar o último suspiro de sua vida terrena. Ele foi crucificado com dois ladrões e prometeu a um deles que creu no Messias estar no mesmo dia ao seu lado no paraíso. 

Depois de ser morto Jesus foi limpo, envolvido em um pano branco e sepultado. Três dias depois ele ressuscitou triunfante depois de vencer a morte, seu último desafio como homem.
Antes da ressurreição de Jesus o público assistiu as cenas de arrependimento tardio de Judas Escariote depois entregar o salvador mundo para ser morto. Atormentado ele se enforcou.
Uma grandiosa queima de fogos marcou o fim do comovente espetáculo. A palavra paz apareceu escrita em chamas numa espécie de painel. Entre lágrimas, gritos e alegria o elenco da Paixão comemorou o sucesso da encenação que foi encerrada às 23 horas.

HOMEM SE JOGA DE PASSARELA


Homem se joga de passarela na BR 116 em Taboão e cai em ônibus

Atualizado em: 28/03/2013 | Marcos Rocha
loko450_1
Marcos RochaHomem se joga de passarela e cai em ônibus
Um homem ainda não identificado se jogou de uma passarela na Rodovia Regis Bittencourt (BR 116), Taboão da Serra, por volta das 14h50 desta quinta-feira. Ele sofreu múltiplas fraturas e foi encaminhado às pressas ao Hospital Geral do Pirajussara (HGP). De acordo com testemunhas, ele respirava com dificuldade quando removido. 
 A tentativa de suicídio aconteceu da passarela que atravessa a rodovia na altura da padaria Auto Estrada, sentido centro da cidade, bastante utilizada por moradores do bairro Cidade Intercap para ter acesso ao shopping Taboão.  A via concentra grande movimento de veículos em dias normais e apresentava fluxo maior de trânsito nesta véspera de feriado.
Ao pular, ele caiu sobre um ônibus que passava no momento, disse uma testemunha.
As informações preliminares obtidas pelo JORNAL NA NET apontam que o indivíduo havia tentado se jogar momentos antes e havia sido impedido por outras pessoas. Eles não disseram, no entanto, qual teria sido o motivo alegado pelo homem para querer se matar. 
A ação de resgate envolveu agentes IRR.CÉSAR E GC.CAPELO da Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra, integrantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Samu, que fizeram os primeiros socorros e conduziram a vítima até o HGP. O caso será registrado no 1º DP, no centro da cidade, como tentativa de suicídio. A qualquer momento mais informações.

Mais casos

Em janeiro de 2013, numa semana, dois casos de tentativa de suicídio ganharam repercussão nacional. No dia 18 um ex – presidiário tentou contra a própria vida, quando com uma corda, garrafa com gasolina, cigarros e isqueiro, subiu em uma torre de telefonia com 30 metros de altura, onde permaneceu por 2 horas. 

De acordo com informações apuradas pela reportagem, o homem iria amarrar a corda em uma das grades da torre e logo depois passar em seu pescoço e pular. A motivação seria porque a sua ex-mulher o proibiu de ver seus filhos. A ação envolveu agentes da Polícia Militar, Bombeiros e Socorristas, que o convenceram a desistir da ideia.  

O outro caso aconteceu no dia 25 quando um homem tentou se jogar de uma torre de iluminação, na Rua João Batista de Oliveira, próximo ao hipermercado Extra Taboão, também no centro da cidade. Ele ficou no alto da torre, por aproximadamente 1 hora e só desceu após ser convencido por soldados do Corpo Bombeiros e policiais militares.
 Este também levava consigo cigarros, isqueiro e uma garrafa de álcool, e chegou em determinado momento a jogar álcool no corpo. Segundo testemunhas, ele quis se matar porque não consegue reconciliação com sua ex-esposa e ainda foi proibido de visitar seus filhos. Relembre este outro episódio registrado pelo JORNAL NA NET