terça-feira, 18 de junho de 2013

VIDEOMONITORAMENTO

Sistema de videomonitoramento deve ser instalado em até 90 dias

Taboão da Serra deverá instalar e ativar o sistema de videomonitoramento em até 90 dias, pelo menos a prefeitura, através da secretaria de Segurança e Defesa Social esta trabalhando para que isso ocorra. A Central ficará sob responsabilidade da Guarda Civil Municipal (GCM), que irá monitorar, em tempo real, as ruas da cidade. O sistema vai ajudar a diminuir o índice de criminalidade.

O videomonitoramento vai funcionar no Centro de Gerenciamento de Crises (CGC), em um prédio próprio, na Rua das Camélias, Jd. Ouro Preto. A princípio a prefeitura irá manter o projeto original, serão instaladas 28 câmeras. De acordo com o secretário de Segurança e Defesa Social Gerson Brito, no CGC também funcionarão o videomonitoramento do trânsito, a Defesa Civil, e há estudos para que a sede do Samu também seja transferida para lá.

Foto: Divulgação

O secrretário de segurança pública, Gerson Brito: local irá funcionar em prédio próprio

Já estamos adaptando o local e contratando a empresa que vai fazer toda a mudança. A GCM vai cuidar, através do videomonitoramento da cidade, das 28 câmeras do projeto original. E vamos trazer junto o vídeo monitoramento do trânsito, a Defesa Civil e mais pra frente, se possível o Samu. Pra que todos estejam no mesmo lugar, uma vez que todas as ocorrências tem ligação com esses departamentos”, disse Brito.

A prefeitura vai comprar as câmeras e está com processo de licitação aberto para contratar uma empresa de manutenção. “Os equipamentos existem, não sei se funcionam, mas também estamos abrindo uma licitação para contratarmos uma empresa dar manutenção, porque esse foi o principal problema do convênio [anterior]. O projeto não funcionou porque não tinha uma empresa que pudesse dar manutenção. Então a gente quer dar funcionalidade a isso, creio que em 90 dias nós teremos o prazer de inaugurar esse novo Centro de Gerenciamento de Crises”, declarou o secretário Gerson Brito.

A secretaria de Segurança também vai seguir o projeto original de distribuição das câmeras nas ruas do município, a maior parte será instalada na Estrada Kizaemon Takeuti, no Pirajuçara. Tem também no Extra, na La Ville, na Praça Nicola Vivilechio, no Akira, entre outros pontos.

“Hoje não se faz segurança sem inteligência, isso significa dividir a cidade em setores, mas com as câmeras eu vou atender realmente aquilo que efetivamente necessita, onde esta acontecendo a ocorrência eu tenho condições de fazer um trabalho melhor, mais rápido naquele setor”, esclarece Brito.

Gerson Brito ainda declarou que “tem empresas que estão manifestando interesse em fazer parceria, termo de cooperação para também ajudar na instalação de novas câmeras em bairros que tem violência, estamos estudando. Elas não têm negócio com a prefeitura, mas querem fazer a parceria para ajudar. Porque acham que é um trabalho muito importante para a cidade