sexta-feira, 31 de julho de 2009

REUNIÃO DO CONSEG



Reunião do Conseg define prioridades na segurança pública

Mais de 50 moradores participaram na noite desta quinta-feira, dia 30, da segunda reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). Participaram do encontro o sargento Johny, da Polícia Militar e o supervisor Ribamar, da GCM. A Polícia Civil não mandou nenhum representante.
Muito moradores relataram experiências, contando sobre assaltos e tentativas de roubos. “Vivemos com muito medo, às vezes não sabemos a quem recorrer”, disse um morador. O principal pedido da comunidade é o aumento na ronda ostensiva, principalmente nas ruas residênciais e nos horários de saída e chegada do trabalho.Foto: Eduardo ToledoSargento Johny fala sobre a chegada de viaturas para Taboão da Serra
“As ruas são desertas, o que facilita a ação de marginais. Temos muitos exemplos e histórias de moradores que foram assaltados quando saiam ou chegavam do serviço”, afirmou um participante da reunião.Apesar de ser um problema generalizado, nenhum comerciante da região compareceu ao encontro.
Cida Borghi, presidente da Conseg, disse que apesar do pouco tempo de existência da entidade muitas reivindicações já foram atendidas. “Sabemos que é um processo demorado, mas estamos reunindo os moradores, as autoridades estão contribuindo muito e estamos cada vez mais aprendendo como ajudar na melhoria da segurança pública”.
Para o sargento Johny, da Polícia Militar, a maior ajuda que a população pode dar para a polícia é avisar de qualquer atitude suspeita. “Liguem para o 190, essa rede de informação é muito importante”.
Reclamações
Apesar do pedido do sargento da PM, uma moradora reclamou que na última semana ela ligou para o 190 e foi maltrada pelo operador do rádio. “Liguei para avisar de uma atitude suspeita próximo da casa do meu vizinho e o atendente disse porque eu estava preocupada se não era comigo”, relatou.
O sargento Johny disse que quando esse tipo de atitude acontece é preciso perguntar o nome do policial que destratou o morador e denunciar. “A PM é uma corporação que preza pelo bom atendimento da população, se algum polícia fez isso, precisa ser advertido”, disse.
Há cerca de seis meses o 190 que atende Tabão da Serra passou a ser operado em Osasco. Quem liga de um celular é atendido pela PM de São Paulo, por isso é mais conveniente usar, sempre que possível, um telefone fixo ou orelhão.
Boas notícias
Entre os temas debatidos na reunião, duas boas notícias. Em agosto será instalado um novo batalhão da Polícia Militar em Taboão da Serra, que atenderá a região central e o norte da cidade (lado direito da Régis Bittencourt sentido Embu).Na segunda-feira, dia 3, começam a operar as duas novas viaturas enviadas pelo Governo do Estado a cidade.
A próxima reunião do Conseg acontece no dia 27 de agosto, na escola Julieta Caldas Ferraz, no Jd. Monte Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário