quarta-feira, 5 de agosto de 2009

GCM EMBU DAS ARTES



Guarda Civil Municipal de Embu presta contas de 2007

Vera Lúcia Rocha, Tenente Coronel João Ricieri Folguieri, Dr. Sampaio, Geraldo Cruz, Manoel Raymundo, Paulo Giannini e Dirceu Alves.
Na terça-feira, 11 de dezembro, foi realizada a prestação de contas da Guarda Civil Municipal. O secretário de Governo, Paulo Giannini, abriu o evento salientando a importância de dar satisfação aos munícipes e aos parceiros sobre os trabalhos prestados durante todo o ano. “Só é possível fazer segurança pública por meio da integração de diversos programas e projetos, além da união das polícias militar, civil e municipal”, declarou. O evento foi realizado no Centro Cultural Embu das Artes e contou com as presenças do Dr. Sampaio, delegado titular de Embu, do Tenente Coronel João Ricieri Folguieri, da Polícia Militar, de Vera Lúcia Rocha, do presidente do Conseg, do vereador Manoel Raymundo, de secretários e coordenadores municipais, empresários, conselheiros, lideranças comunitárias e a sociedade civil em geral.
Atualmente, a GCM possui um contingente de 78 pessoas, sendo 72 guardas, quatro inspetores, um subcomandante e um comandante. Do início deste ano até 30 de novembro, foram registradas mais de 2.300 ocorrências, destas 70% são de cunho social. As mais freqüentes foram: auxílio ao público com transporte e socorro; apoio a órgãos de fiscalização, judiciais, ambulância, Conselho Tutelar e outros. Destaque também para a autuação dos estabelecimentos que desrespeitam a Lei Seca. Neste ano, 291 foram notificados. O número de furtos de automóveis caiu de 336 para 241, e os de furtos em geral de 859 para 713 em relação ao mesmo período de 2006. Segundo o comandante da Guarda Civil, Dirceu Alves, a previsão é que haja uma redução de 20% do número de homicídios.
Vale destacar que desde o início da implantação da GCM, em 2003, não houve ocorrências graves nos grandes eventos realizados pela Prefeitura. “O fechamento de bares que desrespeitam a Lei Seca e a inclusão social da comunidade em nossos programas têm contribuído para a redução da violência em nosso município”, declarou o comandante. Para 2008, está sendo estudada a implantação de uma Câmara Setorial da Região Oeste com 11 cidades, desde Pirapora do Bom Jesus a Embu Guaçu, para interligar a comunicação entre as GCM’s. Entre as medidas previstas estão: codificação padrão de ocorrência, acesso ao Infoseg, banco de dados da Secretaria Nacional de Políticas Públicas e grade curricular igual para todos os novos guardas.
Segundo o prefeito Geraldo Cruz, o trabalho de integração com os seis municípios que fazem parte do Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo), a junção dos esforços da GCM, polícias civil e militar, além das políticas sociais foram importantes para a redução do número de violência em Embu. Ainda segundo Geraldo Cruz, uma de suas preocupações é aumentar o número do efetivo da Guarda à pedido da população

Um comentário: