quinta-feira, 27 de agosto de 2009

MONITORAMENTO

GUARDA MUNICIPAL DE ITAPEVI DETEM CRIMINOSOS EM FLAGRANTE COM AJUDA DO MONITORAMENTO
Central de Videomonitoramento ajudou os agentes a localizar os assaltantes
Em mais uma ação que contou com o auxílio das câmeras de monitoramento instaladas na cidade, a Guarda Civil Municipal de Itapevi deteve, na tarde de sexta-feira , dois assaltantes que agiam no Jardim Portela. V.S.O., 25 anos, que já era procurado por estupro, e V.B.S., 28, foram autuados em flagrante por roubo após serem detidos por guardas da ROM (Rondas Ostensivas Motorizadas).De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia de Itapevi, por volta das 15h, um munícipe entrou em contato com a Guarda informando sobre um assalto no Jardim Portela. Com as características físicas dos assaltantes e com o auxílio das câmeras da Central de Videomonitoramento, V.S.O. e V.B.S. foram localizados e imediatamente abordados por uma equipe da ROM. Com eles, foram encontrados um cachimbo para o consumo de crack, dois celulares e uma carteira, um pedaço de ferro torcido e um cano de PVC, ambos utilizados por eles para enganar as vítimas, passando-se por revolveres.Na delegacia, duas vítimas reconheceram V.B.S e V.S.O. e relataram os assaltos. A jovem T.C.S.S., de 13 anos, havia sido abordada minutos antes pelos assaltantes e outras duas mulheres na rua José Luis Braga Filho, no Jardim Portela, quando foi obrigada a entregar seu telefone celular. O mesmo aconteceu a uma moradora da Vila Santa Rita, de 55 anos.Ao perceber a aproximação da equipe ROM, V.S.O. ainda tentou intimidar os integrantes da Guarda ameaçando atirar no grupo com o pedaço de ferro que simulava um revolver. Presos em flagrante, V.B.S. e V.S.O. foram autuados por roubo pelo delegado dr. Heron Mauro Alves da Silva.
Videomonitoramento
Com pouco mais de dois meses de existência, a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal, implantada pela prefeita Dra. Ruth Banholzer com recursos do Pronasci, tem demonstrado ser um excelente instrumento no combate à criminalidade em Itapevi. O sistema – que é dotado de 25 câmeras espalhadas por ruas e avenidas, além de uma central instalada no Paço Municipal e operada por guardas municipais, agentes do Demutran e da Defesa Civil – tem por objetivo a prevenção a situações que envolvam infrações e crimes, servindo ainda de apoio ao trabalho desenvolvido pelas forças de segurança do Estado – polícias Civil.
Funcionando 24 horas por dia, as câmeras são as grandes responsáveis por um aumento substancial das solicitações junto à Guarda, já que agilizaram o trabalho das forças de segurança. “A Central pode ser comparada aos olhos da Prefeitura, que estão sobre a população para ajudá-la sempre que for necessário. É mais segurança e cidadania em Itapevi”, avalia Dra. Ruth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário