domingo, 31 de março de 2013

PAIXÃO DE CRISTO

Paixão de Cristo reúne 20 mil pessoas em Taboão da Serra


A 57ª encenação da Paixão de Cristo reuniu cerca de 20 mil pessoas no Centro de Taboão da Serra na noite desta sexta-feira, dia 29. Com um elenco renovado e um roteiro que abordou novas passagens da vida de Cristo, o espetáculo deste ano ganhou em dramaticidade e também se alongou mais do que as edições anteriores.
No começo do espetáculo, uma chuva fina e insistente parecia colocar em risco a apresentação, os moradores que se aglomeraram no estacionamento do Parque das Hortênsias abriram seus guarda-chuvas, mas pouco antes do início da peça, a chuva cessou e os atores puderam encenar o espetáculo sem grandes problemas.

Foto: Eduardo Toledo

A encenação da Paixão de Cristo chegou a sua 57ª edição em Taboão da Serra

Após quatro ano longe do palco da Paixão de Cristo, o ator Clayton Novais voltou a interpretar Jesus Cristo. “Foi muito emocionante, fiquei esse tempo afastado e quando eu recebi o convite fiquei muito feliz em poder voltar, trabalhar com a comunidade”. Clayton também dirigiu a encenação ao lado de Maira Galvão e Ney Rodrigues.

Logo no início do espetáculo, a cenas dos demônios, uma das novidades deste ano, impressionou o público presente. “Achei muito bem feito, a caracterização deles está perfeita. O jogo de luzes também deixa a cena mais impressionante ainda, eles estão de parabéns”, disse Mônica Carvalho, moradora do Jd. Bontempo.

O primeiro ato da encenação durou mais de duas horas, fazendo com que o espetáculo ficasse bem mais longo do que nas edições anteriores. O calvário de Cristo também foi marcado por muita emoção. O público acompanhou o caminho até o Morro do Cristo em uma longa procissão, muitos segurando velas e cantando junto com Monsenhor Aguinaldo.

No segundo ato, que mostra Jesus sendo crucificado, diversas mudanças no roteiro. A encenação aconteceu em outro patamar do morro, mais próximo do público e uniu, praticamente lado a lado, o suicídio de Judas e a crucificação de Jesus. Outras passagens bíblicas foram incorporadas ao roteiro.

Aproximadamente 110 atores, entre profissionais e amadores, munícipes e artistas de espaços teatrais de Taboão da Serra, estiveram diretamente envolvidos em ensaios que, desde o início do ano, especificamente aos domingos, deram os pontapés iniciais nessa que promete ser uma Paixão de Cristo marcante.

Entre as inovações apresentadas ao público neste ano, está um trabalho mais profissional das maquiagens e efeitos especiais. Segundo Maira Galvão, uma das diretoras do espetáculo, a nova técnica usada dá mais realismo as cenas. “A Natasha Marques tem um formação específica nisso e pode colocar em cena o que a gente esperava”, disse.

Para Maira Galvão, o que é mais importante na Paixão de Cristo é a persistência da população que acompanha o espetáculo. “A junção de pessoas diferentes fazem com que a Paixão de Cristo seja o que ela representa. Temos pedreiros, professores, até padre esse ano participou da apresentação. Isso não é uma novidade, mas é o que faz a Paixão ser forte no coração de todo taboanense” 

A Paixão de Cristo deste ano tem um significado especial para o Monsenhor Aguinaldo, do Santuário Santa Terezinha, que completa 25 anos em Taboão da Serra. “Essa é a 25ª vez que organizamos o espetáculo, os atores estão de parabéns pela apresentação que ficou muito bonita”, disse.

O prefeito Fernando Fernandes também elogiou a encenação e disse que apesar das dificuldades financeiras que o município enfrenta, foi possível organizar e realizar a Paixão de Cristo, que é o maior espetáculo de Taboão da Serra. “Esse ano tivemos muitas dificuldades, mas podem sempre contar comigo e com a prefeitura porque nós iremos fazer cada vez mais por essa apresentação”.

Algumas novidades, como a produção e os efeitos especiais, reformulados para esse ano, foram os detalhes acrescidos. “Estamos felizes com a realização do evento em nosso município, pois a soma de esforços entre as pessoas, as diversas reuniões, a dedicação compartilhada, o esforço, resultaram nesse belíssimo espetáculo que poderá ser acompanhado pelo público”, disse o secretário de Cultura, Ali Sati.

Estiveram presentes no evento a deputada estadual Analice Fernandes, a deputada federal, Bruna Furlan, os vereadores Joice Silva, Cido e Carlinhos do Leme, além dos secretários Ali Sati (cultura), Arlete Silva (assistência social) e Daniel Chaves Sá Borges (comunicação). O comandante da GCM, Leonel Vieira, e o ex-vereador Alexandre Depieri também participaram.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário