domingo, 2 de agosto de 2009

OPERAÇÃO CRACOLANDIA

GCM/SP Capital Ação Integrada Centro Legal prende 14 traficantes e encaminha 149 pessoas para tratamento

30/07/2009 - Guarda Civil Metropolitana
A Ação Integrada Centro Legal, parceria entre a Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado, Poder Judiciário, Ministério Público e sociedade civil para recuperar o Centro da capital paulistana, completa uma semana com números relevantes de apreensões de mercadorias ilegais, prisões, fechamento de estabelecimentos irregulares e abordagem e encaminhamento de dependentes de drogas aos serviços especializados de saúde.
Nesta primeira semana, a Secretaria Municipal da Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM), realizou 1.178 abordagens a pessoas em situação de risco e encaminhou para tratamento de saúde 149 pessoas. Dos pacientes que aceitaram tratamento, 36 foram internados. Desses, 18 permanecem internados com quadros clínicos referentes a doenças infecciosas e crônicas, e dois foram encaminhados para hospitais psiquiátricos.
Ao longo desses seis dias de operação, a Polícia Militar, com apoio da Polícia Civil, abordou 3.279 pessoas e prendeu, em flagrante, 27 adultos em ações ligadas ao tráfico de drogas. Desses, 14 foram presos por tráfico e 13 por associação ao tráfico. Foram apreendidos também 2,56 kg de drogas, sendo 2,183 kg de maconha, 375 g de crack e 2 g de cocaína. Doze adolescentes que participavam direta ou indiretamente de ações criminosas foram encaminhados à Fundação Casa. Quatro deles foram apreendidos, em flagrante, pela polícia, quando praticavam crimes. Os oito restantes estavam envolvidos em ações delituosas com adultos.
As secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, Controle Urbano e Saúde, por meio da COVISA, também atuaram na região fiscalizando, autuando e fechando estabelecimentos comerciais e prédios irregulares. Com o apoio do Departamento de Iluminação Pública (ILUME), COVISA e GCM, os órgãos fizeram 104 vistorias, 573 apreensões de mercadorias ilegais, interditaram 20 prédios, dos quais 10 foram emparedados.
A Ação Integrada Centro Legal será contínua e se dará predominantemente na área da Nova Luz, que já passa por recuperação desde 2005. Desencadeada no dia 22 de julho, com prazo indeterminado de atuação, a ação inclui os bairros do Bom Retiro, Luz, Santa Cecília, República e Arouche. O objetivo é combater uma série de problemas crônicos da região e ajudar no tratamento e ressocialização de dependentes de álcool , drogas e pessoas com problemas psíquicos.
Participam da Ação Integrada Centro Legal as secretarias municipais da Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Habitação, Coordenação das Subprefeituras, Segurança Urbana e Controle Urbano; o Ministério Público; as polícias Militar, Civil, Técnico-Científica e a Guarda Civil Metropolitana; a Secretaria de Estado da Saúde; o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool (Comuda); o Contru, a Covisa; o Centro de Controle de Zoonoses; o Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb); o Departamento de Iluminação Pública (Ilume); Conselho Tutelar; Vara da Infância e Juventude; Companhia de Engenharia de Tráfego (CET); Eletropaulo; Sabesp; Poder Judiciário; e sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário